A DAF, marca de origem holandesa de veículos pesados e com fábrica de caminhões em Ponta Grossa (PR), apresentou o CF, modelo de estreia no segmento de semipesados – atualmente liderado por Volkswagen Constellation, Volvo VM e Mercedes-Benz Atego.
Em configurações 6×2 e 8×2, o DAF CF vem equipado com motor Cummins de 6,7 litros em versões de 280 ou 300 cv. Para se diferenciar da concorrência, a DAF traz recursos disponíveis em modelos maiores, como a transmissão automatizada de 12 marchas e diversos itens de conforto de série e opcionais. Ainda sem preço definido, chega às lojas em fevereiro.
Lance Walters, presidente da DAF no Brasil, estima crescimento de 20% nas vendas da marca em 2022. “Nossas expectativas são altas para este ano, que deve se mostrar como de oportunidades para empresa”, disse durante a apresentação do CF.
Com a entrada nos semipesados, que representa cerca de 25% do mercado, o desafio é grande, mas há potencial para avançar não só no mercado interno, mas também nas exportações. A marca quer fazer de sua fábrica em Ponta Grossa uma base exportadora para a América do Sul – onde o grupo Paccar, do qual a DAF faz parte, já tem forte presença.