A virada do ano, como já era de se esperar, terminou junto com a aposentadoria de uma leva de veículos da Fiat. Depois do Uno, a montadora confirmou que deixam a linha de produção para sempre o sedã Grand Siena, a multivan Doblò e o motor 1.8 que equipava Argo e Cronos e, anteriormente, a picape Toro.
Sedã e multivan se despedem por não atenderem à nova fase da lei de emissões L7, do Proconve, que exigiria uma série de mudanças nos veículos que não compensariam seu custo. “O encerramento da produção foi uma decisão estratégica para acompanhar os movimentos da indústria”, informou a Fiat por meio de nota.
Enquanto isso, a Fiat oferece o Mobi como opção de entrada, que agora começa em R$ 59.190 na opção Like. O compacto mantém o motor 1.0, que poderá ter sua potência alterada para atender às novas normas de emissões.
Antigos no mercado
O Doblò foi lançado em 2001 e se destacou por oferecer opção de 7 lugares e versão comercial. Em 20 anos teve cerca de 160 mil unidades emplacadas. A opção de veículo compacto para carga agora fica por conta da nova Fiorino, recém-lançada com novo motor 1.4 por R$ 99.990.
Já o Grand Siena estava no mercado desde 2012, e representava a segunda geração do Siena ou sedã do novo Palio. Enquanto ele veio como uma proposta superior ao antecessor, convivia com a antiga carroceria e juntos venderam mais de meio milhão de unidades. Opção agora fica com o Cronos, com motor 1.3 que parte de R$ 87.785.