A despedida recente de Uno e Sandero R.S. não é mera coincidência. É que a partir de 1º de janeiro entra em vigor a nova fase de emissões do Proconve, agora chamada de L7, para veículos zero-km.
A nova regulamentação estabelece limites mais rígidos de emissão. Mudanças na calibração do motor, novos catalisadores, filtros, dutos e tanques são os principais alvos.
Na prática, os carros emitirão menos poluentes, consumirão menos combustível, alguns modelos poderão deixar se ser feitos (em geral o custo pela mudança não valeria mantê-los em linha) e os motores perdem um pouco de potência.
Entre os modelos marcados para morrer estão entre os mais cotados: Fiat Siena e Doblò, e Chevrolet Onix e Onix Plus na versão Joy (carroceria antiga com motor 1.0 de 80 cv).
Versões com motor 1.6 de 8 válvulas serão outras vítimas, caso dos Volkswagen Gol, Saveiro e Voyage, que continuarão com motores 1.0 de 3 cilindros e 1.6 16V.
Os Renault Sandero e Logan já não têm mais versões 1.6 8V (o sedã tem 1.0 e 1.6 16V) nem os Hyundai HB20 e Creta.
Vale lembrar que a nova resolução entra em vigor em 2022 e as montadoras ainda terão os estoques disponíveis à venda até os primeiros meses do novo ano.