Duas marcas chinesas avançam sobre o mercado brasileiro, pensando no longo prazo. A BYD, já conhecida pela venda de comerciais elétricos, como ônibus e caminhões, principalmente em parceria com prefeituras, anunciou que vai lançar ano que vem o Tan EV, SUV de 7 lugares, que promete autonomia de pouco mais de 400 km.
A aposta da BYD é alta: brigar com modelos elétricos de marcas já consagradas, como Porsche, Audi, Mercedes-Benz e BMW. O preço do Tan, que chega em janeiro, deve ficar próximo de R$ 500 mil.
A marca anunciou que abrirá em um ano 35 concessionárias, sendo uma delas do grupo Eurobike, que já tem em seu portfólio Audi, BMW, BMW Motos, Mini e Porsche.
A ideia não é só vender carros. A BYD oferece toda a solução para abastecimento com energia solar fotovoltaica.
Sinobrasileira
Outra chinesa, a Great Wall Motors, que comprou as instalações da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), inicia produção local em 2023. Ela faz o caminho inverso de algumas asiáticas, que começaram com operações de importação para sentir o mercado e só então partiram para uma planta em solo brasileiro – caso de Toyota, Honda e Hyundai.
A marca deve iniciar a comercialização de SUVs e picapes importados em meados de 2022, para apenas depois iniciar a produção brasileira.
A ideia é transformar a fábrica do interior de São Paulo em uma de suas bases de produção de automóveis. Os modelos que serão fabricados aqui ainda não foram divulgados.
A fábrica terá capacidade de produzir 100 mil unidades por ano, cinco vezes mais do que a Mercedes-Benz, e expectativa de gerar 2 mil empregos.