Nem design nem potência. O preço é o item que mais pesa na decisão da compra de um carro. Segurança, consumo, conforto e manutenção foram outros quesitos mais apontados, nesta ordem, por entrevistados de uma pesquisa feita pela plataforma OLX.
Para Flávio Passos, VP de Autos e Comercial da OLX, a decisão parte de uma necessidade: uma família que cresceu ou alguém que vai rodar com aplicativo de transporte. “Fica evidente que, seja qual for a necessidade de cada um, o custo-benefício ainda é relevante na escolha do modelo e do ano do carro”, explica.
O levantamento ainda mostrou que 75% dos entrevistados anunciaram carro em sites e aplicativos de compra e venda de automóveis, 54% em redes sociais, 20% consultou amigos e parentes, 12% fez contato direto na concessionária por telefone ou pessoalmente, 9% em classificados de jornal e revista.
A pesquisa Brand Health Tracker 2021 ouviu 465 homens e mulheres, que conhecem sites e aplicativos de compra e venda de carros, com idades entre 18 e 55 anos, das classes A, B e C.
Fatores na decisão por um modelo:
1º Preço
2º Segurança
3º Consumo
4º Conforto
5º Manutenção
6º Marca
7º Tecnologia
8º Espaço interno / porta-malas
9º Custo de seguro
Fonte: OLX