Sem grandes lançamentos nos últimos anos, a Honda prepara novos passos para o mercado brasileiro. Um deles é concentrar sua produção na planta de Itirapina, mais moderna que a de Sumaré, ambas no interior de São Paulo.
Em Itirapina já são produzidos os modelos HRV, WRV, City e Fit. Em Sumaré, ficou apenas o Civic. Com isso, a Honda vai deixar de produzir o sedã no Brasil e focar em novos modelos.
O que se espera é o lançamento do sucessor do Fit. Como a nova geração lançada lá fora não deva agradar ao público brasileiro (por causa do design simples demais), a marca deve lançar o novo City hatch (não se sabe se nacional ou importado), além do sedã City, que também evoluiria de geração. Ainda no primeiro trimestre de 2022 é esperada uma renovação maior do SUV HRV.
Civic será importado e ficará mais caro
E o Civic? O sedã fabricado no Brasil desde 1997 passará a ser importado, então, em sua nova geração. As vendas dos sedãs caíram, o Civic vende a metade do volume do Corolla e parece não valer mais a pena fazer esse investimento por aqui.
Para quem gosta do Civic parece ok. Mas o consumidor deve se preparar para o preço – hoje o sedã custa entre R$ 116.700 e R$ 159 mil.
Importado, do México, EUA ou Canadá, o Civic virá mais caro, até porque com a troca de geração espera-se uma evolução não só no design, mas em motor, eficiência e oferta de itens de conforto e segurança.