A semana começou com uma notícia importante para entusiastas da Volkswagen. O amigo Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, revelou que o VW Gol deverá mesmo sair de linha no Brasil até o fim de 2022.

Para isso, a fabricante alemã fará um procedimento similar ao que a Fiat fez com o Uno no final do ano passado: lançará uma série de despedida daquele que é o modelo – somadas todas as gerações – mais vendido na história da indústria automobilística nacional, com quase 7 milhões de unidades comercializadas desde seu surgimento, em 1980.

Abre parêntesis: a propósito, o Uno é o segundo modelo mais popular de nosso mercado, com 3,2 milhões de exemplares negociados entre 1984 e 2021. Ou seja, os dois maiores ícones sobre rodas de nosso país estão se despedindo quase conjuntamente, o que mostra como o setor vem passando por transformações profundas e rápidas. Fecha parêntesis.

Segundo o Autos Segredos, a VW fabricará 1.000 unidades do “Gol Last Edition” – este nome é uma livre apropriação minha em memória à Kombi Last Edition, mas não significa que a edição especial se chamará assim.

É um volume bem maior (o quádruplo, mais precisamente) do que os 250 Uno Ciao apresentados em dezembro passado pela Stellantis. Por isso, sua fabricação será cadenciada entre os meses de agosto e setembro, até o esgotamento completo do modelo, esperado para acontecer em dezembro.

SUV abaixo do T-Cross e do Nivus

Mais do que confirmar que o Gol atual tem prazo de validade de apenas mais alguns meses, a informação deixa um sinal muito importante a respeito de seu teórico sucessor direto, o projeto VW246 (cuja existência este colunista revelou em primeira mão em dezembro de 2019, e sobre o qual esta coluna abordou há cerca de dois meses).

Qual é este sinal? Mui simples: que o pequeno SUV a ser posicionado abaixo de Nivus e T-Cross não receberá o nome Gol.

É bem verdade que o 246 só deve ser lançado em 2024, promovendo um hiato de mais de um ano entre a despedida do atual Gol e sua chegada. Mesmo assim, se a VW ainda estivesse considerando nomeá-lo como Gol, não investiria em uma edição de despedida do modelo atual, tão icônico para si própria, nossa indústria de carros e toda a sociedade brasileira.

Assim, podemos esperar que o projeto VW246 receberá uma nova alcunha. Construído sobre a plataforma MQB, ele terá os 2,56 m de entre-eixos do Polo, sendo um pouco mais de 4,10 metros de comprimento e, provavelmente, motor 170 TSI (1.0 turboflex em calibração de 105 cv), com opções de câmbio manual ou automático.

Linha VW até 2025

Em 14 de novembro de 2020, revelei em primeira mão junto com meu colega de Mobiauto, Renan Bandeira, que a VW teria um novo produto de entrada no Brasil: o Polo Track. A própria marca confirmou sua chegada e, em diversas ocasiões, apontou que ele não será lançado antes de 2023. Minha expectativa é que isso acontecerá logo no começo do próximo ano.

Com produção em Taubaté (SP), ao Polo Track caberá o papel de substituto de Gol, Fox e Up! de uma só vez na América Latina. Já o VW246, previsto para o início de 2024, utilizará uma versão simplificada da plataforma MQB. Assim, deve ser posicionado entre Polo Track e novo Polo (cuja reestilização chega ao país no segundo semestre deste ano).

Na sequência da escadinha virão Saveiro, Virtus – também perto de ser renovado, com visual exclusivo em relação ao novo Polo –, Nivus, T-Cross, Taos, Jetta (o facelift será lançado em breve) e Tiguan Allspace híbrido (entre 2022 e 23).

Para 2025 está prevista a Tarok, picape compacta-média que brigará com a Fiat Toro e ficará entre o T-Cross e o Taos, com provável utilização de uma motorização híbrida flex. Por fim, em 2026 vem a VW247, sucessora da Saveiro, como picape compacta e de entrada, para brigar com a Fiat Strada. Deve ocupar uma ampla faixa de preços na família de compactos.

Acima de todos eles estarão os elétricos da família ID, começando pelos ID.3 e ID.4, previstos para o segundo semestre deste ano, e a ID.Buzz, que já vem sendo preparada para chegar ao nosso mercado como a “Kombi elétrica do século XXI” em 2023.

*Leonardo Felix é jornalista especializado na área automobilística há 10 anos. Com passagens por UOL Carros, Quatro Rodas e, agora, como editor-chefe da Mobiauto, adora analisar e apurar os movimentos das fabricantes instaladas no país para antecipar tendências e futuros lançamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *