Nem ela se rendeu. A Ferrari, símbolo máximo de esportividade e primor, acaba de lançar seu primeiro utilitário esportivo em 75 anos, o Purosangue.
Bom, a própria casa de Maranello não o considera um SUV. Seus executivos dizem que se trata de um esportivo grande de 4 lugares, que inaugura um novo segmento e pronto para andar na terra. Tem quase 5 metros de comprimento (4,97 m) por 2,02 m de largura.
O design sugere um cupê alto, com soluções incomuns. Por exemplo, as portas traseiras são do tipo “suicida”, que abrem para trás, com fechamento elétrico.
No interior, há apenas 4 lugares, todos com bancos esportivos (concha), ajustáveis independentemente. Atrás, os bancos são aquecidos e reclináveis, enquanto os dianteiros possuem como opcional 5 tipos de massagem em 3 níveis de intensidade.
O cockpit do Purosangue é inspirado no SF90 Stradale, conta com uma tela de 10,2 polegadas e uma interface totalmente digital.
O motor V12 de 6,5 litros está posicionado à frente enquanto a transmissão automatizada de dupla embreagem de 8 marchas fica no eixo traseiro. Por ora, a Ferrari não está preocupada com a descarbonização: movido a gasolina, rende 725 cv e tem 80% dos seus 73 kgfm de torque disponíveis às 2.100 rpm. A tração é integral.
Mas ele tem sua porção sustentável: o forro do tecido do teto é feito de poliéster reciclado e o tapete, de poliamida reciclada de redes de pesca recuperadas dos oceanos e de Alcântara. O material é produzido em 68% de poliéster reciclado pós-consumo.
Voltando ao desempenho, com essas credenciais sob o capô, a Ferrari Purosangue chega a 310 km/h de máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos.
Quais suas apostas quanto ao sucesso desta nova macchina?