Um levantamento feito pela General Motors apontou que 9 entre 10 usuários costumam recarregar seus veículos elétricos na residência ou no trabalho, aproveitando o período que o automóvel fica estacionado.
Como a média de deslocamento das pessoas é de aproximadamente 40 km por dia, é possível afirmar que basta uma recarga completa para rodar mais de uma semana em EVs mais modernos, com autonomia superior a 400 km.
O ideal é que o proprietário tenha instalado na garagem um carregador tipo wallbox. O aparelho permite realizar o carregamento quatro vezes mais rápido do que numa tomada convencional de 220V.
“Carregar um carro elétrico é tão prático quanto um smartphone, e a maioria das pessoas faz isso durante a noite, enquanto descansa. Muitos aproveitam para fazer recargas de oportunidade no meio do dia ou quando saem da rotina, como numa viagem”, afirma Glaucia Roveri, gerente de Desenvolvimento e Infraestrutura de EVs da GM América do Sul.
Outra vantagem dos EVs, segundo a GM, é o menor custo de manutenção e o de rodagem, que chega a ser aproximadamente um quarto do valor de um carro tradicional de mesmo porte e nível de equipamento.