Polo Track é a escolha da VW para substituir o Gol
Para muitos ele é apenas o substituto do Gol, para outros é o Polo pé de boi ou simplesmente Polo Track, o modelo que a Volkswagen escolheu para ficar no lugar do Gol que foi um grande sucesso da Volks por 42 anos.
Os desafios do Polo Track
E diante disso, nessa avaliação eu quero te responder três perguntas:
Primeiramente, o Polo Track está à altura ou é melhor do que o Gol?
Segunda pergunta, como que esse carro se comporta em relação ao Polo MPi que está na linha? Irei mostrar as principais diferenças entre eles.
Terceiro, como é que o Polo Track fica em relação à concorrência? É uma versão de entrada? É um modelo que concorre com os compactos? Como é que eles se comporta aí no mercado? Como é que a gente pode encarar este modelo?
Como que a gente pode considerar o Polo Track em relação ao Gol, é uma evolução ou simplesmente ele tá preenchendo uma uma lacuna que a Volkswagen não tinha outro carro para colocar?
Polo Track será o substituto do Gol
Vamos analisar em relação ao gol como é que o Polo Track se comporta.
O Polo tem uma plataforma mais moderna, dirigibilidade superior, direção elétrica bem precisa e tem melhor ajuste de suspensão, que deixa o carro mais à mão nas curvas. Em segurança também é superior, traz controle de estabilidade e de tração, quatro airbags e posição de dirigir incomparável.
É sim um upgrade ao Gol, que descansa em paz, porque seu sucessor está à sua altura.
Polo Track x Polo MPi
Como é que se comporta esta versão Track em relação à MPi, que é a imediatamente superior na linha Polo, embora o Polo MPi seja uma geração acima e tem o mesmo motor o Trak custa R$ 88.000 o MPi sai por R$ 91.000.
Eles têm o mesmo motor três cilindros 1.0 que rende até 84 cv de potência e 10,3 kg de torque acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. É muito bom e mais potente que concorrentes.
No visual eles se diferenciam, pelos atuais R$ 3.000 a mais, o Polo MPi traz um visual que nem acho mais bonito, apesar de ser uma geração à frente eu gosto da dianteira da versão Track que tem grade e tomada de ar maiores e rodas pintadas em preto.
Nos dois modelos as rodas são de aço de 15 polegadas e pneus com medidas idênticas 185/65.
Na versão Track são quatro parafusos e na MPi as rodas tem cinco parafusos, as maiores diferenças são a favor da MPi, capa dos espelhos e para-choques pintados na cor do carro, faróis de led e o sistema de multimídia de 6,5 polegadas, que é um opcional da Track por R$ 660,00.
A diferença de preço dessas versões caiu, era de R$ 5.000 e agora está em R$ 3.000.
Mas pode significar muito para quem vai comprar um carro de entrada.
Quem são os concorrentes do Polo Track
Não considero como concorrentes do Polo Track nem o Fiat Mob e nem o Renault Kwid.
São carros de outra categoria, quem eu coloco para concorrer com o Polo Track. Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Fiat Argo.
Será que o Polo Track é páreo para esses três carros, todos de entrada? Vamos analisar.
O Polo empata em preço com o Ônix que pode mudar em breve e tem rodas de 14 polegadas, comparado ao Fiat Argo que é R$ 4000 mais barato, o Polo Track é 9 cv mais potente, uma diferença importante e também tem rodas maiores.
O páreo é mais difícil com o HB20 que é R$ 3.600 mais em conta, 4 cv mais potente, traz seis airbags e piloto automático, mas tem rodas menores, de 14 polegadas.
Entre Polo e HB20, as revisões são R$ 1.000 mais em conta a favor do Hyundai que tem 5 anos de garantia, versus os 3 anos do Volkswagen.
Em contrapartida o Polo desvaloriza menos que o HB20, em 1 ano são 17% versus 25%, segundo a tabela FIPE.
Teste drive antes de escolher
Na dúvida faça um teste drive, isso pode te ajudar a decidir melhor.
Você acha que ele é um carro de entrada, que se destaca em relação aos outros, ou a Volkswagen rebaixou o Polo justamente para preencher uma lacuna e ter um carro de entrada no lugar do Gol?
O que que você acha que se encaixa melhor na definição do Polo Track?
O Polo Track vai conquistar a confiança do consumidor e substituir com louvor o consagrado e triunfante Gol?
Lucia Camargo Nunes
Via Digital