Nunca o Brasil vendeu tanta picape como nos últimos anos. Nessa onda, elas continuam a se multiplicar. A próxima safra será das compactas, do mesmo porte da Toro: vêm aí as novas Chevrolet Montana e Ford Maverick.
Enquanto a competitividade cresce, parece que entre as pequenas a Fiat Strada continuará a nadar de braçada e sozinha. A principal novidade será a estreia do câmbio CVT para o motor 1.3, antiga demanda desde o lançamento da cabine dupla. Com esse novo conjunto, a Strada que domina o mercado e só tem a Saveiro de concorrente, cada vez mais absorve consumidores de automóveis que apreciam sua versatilidade com conforto.
Mais médias
Na semana passada, a Ford desembarcou as primeiras unidades da Maverick, que será lançada em 2022. Derivada do Bronco, tem linhas robustas e deverá ter nas versões uma opção híbrida. Briga com a Fiat Toro, mas certamente vai custar mais.
A Chevrolet também prepara para 2022 sua estreia nas compactas, mantendo o nome Montana, da antiga picape pequena. Baseada no SUV Tracker, a nova Montana é outra a tirar o sossego da líder Toro. Mas assim como a picape Ford não terá opção a diesel. Deverá vir com os mesmos conjuntos do SUV – motores turbo 1.0 e 1.2.
Já entre as maiores…
No andar de cima, as denominadas médias, a Chevrolet acaba de apresentar a versão Z71 da S10, que traz um pacote de itens exclusivos e funcionais para trilhas fora-de-estrada. Além do visual robusto, a nova versão possui mais de 20 itens de personalização e vem na mesma linha de Ford Ranger Storm e Nissan Frontier Attack.
Acabamentos escurecidos, novo santantônio e rodas de 18 polegadas são destaque. A S10 Z71 vem equipada com motor 2.8 turbodiesel de 200 cv de potência e chega às lojas em novembro pela bagatela de R$ 260.490.
O que vem por aí
Enquanto a Volkswagen tira o pé do projeto Tarok, sua picape compacta, e vê a Maverick e a Montana contra-atacarem para cima da Toro, o segmento das picapes médias deve ganhar novos protagonistas.
Sob o guarda-chuva da Stellantis, sem representante nesse segmento, a Peugeot havia anunciado em 2020 a chegada de sua picape média para 2022. O grupo ainda estuda de onde a Landtrek virá (Mercosul ou Ásia) e motorizações.
Outra estreia já bastante discutida é a da picape média da Renault, a Alaskan, com visual próprio e compartilhando alguns componentes, como motor e câmbio, da “prima” Nissan Frontier, já que são produzidas na mesma fábrica, em Córdoba, na Argentina.
Assim como é esperada um facelift da Frontier para o segundo semestre, com atualização de sistema multimídia e outros itens de segurança.
Mais oferta entre as grandes
Enquanto isso, entre as picapes grandes, o sucesso da RAM 1500 aguça o interesse de outras montadoras a aproveitarem esse nicho. A GM já manifestou interesse de voltar a oferecer a Silverado, com produção na Argentina. E a Ford já havia registrado no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) componentes da F-150.
Ou seja, se o segmento de picapes já crescia, a chegada de novos modelos deve aumentar a competitividade, com boas estreias e uma dúvida: há espaço para tantas?