Há pouco menos de 1 ano, a Fiat lançava o seu tão aguardado primeiro SUV. Repleto de expectativas, o Pulse cumpre bem o papel de utilitário esportivo de entrada, com boas vendas em seu sub-segmento.

Nas vendas acumuladas de 2022 (janeiro a agosto), já emplacou mais que concorrentes diretos como Nissan Kicks e VW Nivus.

Agora a Fiat quer mais e sobe o tom com seu lançamento aguardado desde 2018: o Fastback, inspirado em um carro-conceito exibido no Salão do Automóvel de São Paulo daquele ano, com projeto 100% nacional. Este será o automóvel topo de linha da Fiat no Brasil.

Logo de cara, sua silhueta já impacta no apelo esportivo: o SUV cupê ficou realmente bonito e de linhas arrojadas. Faróis de LED, com pisca integrado à luz diurna e grade em formato colmeia na frente. A traseira, com caída cupê e lanternas mais afiladas, está elegante, na solução fluída encontrada pelos designers brasileiros.

Fiat Fastback Impetus

Dimensões e porta-malas

A plataforma MLA é a mesma do Pulse, mas a carroceria é um pouco maior, culpa do design cupê que estendeu a tampa do porta-malas. Em relação às dimensões, seus 4,427 m de comprimento superam o da concorrência – Hyundai Creta, Honda HR-V, Chevrolet Tracker, Volkswagen T-Cross e Nivus e até o Jeep Renegade são mais curtos.  

Em contrapartida, o Fastback é o SUV, entre os citados, mais baixo (exceto pelo Nivus, quase da mesma altura) e o de menor distância entreeixos (espaço interno). Um dos destaques do novo Fiat é o porta-malas, de 516 litros, bem maior que os dos rivais (Creta é o que chega mais perto, com 422 l).

Motores e consumo

As escolhas eram óbvias, mas agora oficiais, todas turbo flex: serão duas versões com o 1.0 turbo de até 130 cv sempre acoplado ao câmbio CVT e uma com o turbo 1.3 de até 185 cv combinado à transmissão automática de seis velocidades.

A versão topo Abarth traz um recurso interessante. Por meio de uma tecla no volante é possível deixar o Fastback de 185 cv mais arisco: acionado, todo o ajuste do carro é alterado com maior sensibilidade do pedal acelerador, um mapeamento mais esportivo das trocas de marcha, um modo de direção mais firme e o acionamento da vetorização dinâmica de torque (DTV).

Botão vermelho no volante da versão Abarth: modo esportivo

O consumo do Inmetro, com o 1.0 bebendo etanol é 8,4 e 10,2 km/l (cidade/estrada) e com gasolina, 11,9 e 14,6 km/l – versão mais básica, a Audace.

No Impetus, o consumo aumenta ligeiramente: 8,1/9,7 km/l com etanol e 11,3/13,9 km/l (gasolina).

Do 1.3 turbo, o Inmetro mediu 7,9 e 9,7 km/l (etanol) e 11,3 e 13,6 km/l (gasolina), sempre , cidade-estrada.

Preços e versões

A Fiat informou que entre setembro e outubro serão colocadas à venda, 5 mil unidades do Fastback, a preços de lançamento. Os valores são “agressivos” mesmo. Vamos acompanhar se mudam em breve, conforme a demanda.

As três versões também se destacam pelos itens de segurança e conectividade. Os preços podem variar conforme o ICMS de cada Estado.

Fastback Audace T200

Fastback Audace T200, R$ 129.990 = 4 airbags, frenagem automática de emergência, alerta de saídas de faixa, controles de tração e estabilidade com TC+, freio de estacionamento elétrico com autohold, ar-condicionado digital e automático, sensor de estacionamento traseiro, sistema multimídia com tela de 8,4” com espelhamento e carregamento de smartphones sem fio, câmera de ré, piloto automático, faróis e lanternas full LED e rodas de 17”.

Interior do Fastback Audace T200

Fastback Impetus T200, R$ 139.990 = Conteúdos daAudace + central multimídia de 10,1″, painel de instrumentos de 7″, teto bicolor, bancos em couro, sensor de estacionamento dianteiro e rodas de 18”.

Fastback Impetus T200
Interior do Fastback Impetus T200: multimídia maior e painel digital

Fastback Limited Edition by Abarth T270, R$ 149.990 = Acrescenta todos os itens da Impetus + motor 1.3 turbo, rodas escurecidas e adereços em alusão à linha Abarth.

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