Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal Via Digital Motors no YouTube.

A Volkswagen anunciou que seu novo ciclo de investimentos no Brasil, de 2024 e 2028, contará com investimentos de R$ 9 bilhões, que se somam aos R$ 7 bilhões (anunciados para 2022 a 2026).

Serão no total R$ 16 bilhões destinados a novos projetos em suas quatro fábricas e lançamentos de 16 novos veículos nacionais e importados – com motorização flex, híbrida e elétrica.

“No primeiro momento, o novo aporte já contempla o desenvolvimento e a produção de projetos inovadores e com foco em descarbonização para as quatro fábricas da Volkswagen do Brasil”, afirmou

A planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), será a primeira a ganhar a produção de dois novos veículos, com plataformas inéditas, de acordo com Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

Fábrica Anchieta, da Volkswagen

A nova plataforma será chamada de MQB Hybrid. Sua nova arquitetura eletrônica permitirá maior dimensão aos veículos, que também serão mais espaçosos, estará preparada para receber novos itens de de assistências ao motorista (pacote Adas), propulsão híbrida, nova transmissão e sistema de alta voltagem.

Em Taubaté (SP) será feito mais um carro novo, 100% desenvolvido no Brasil. O CEO garantiu que “será um modelo bem icônico para a Volkswagen.”

Planta de Taubaté, que recebrá modelo “icônico”

Na fábrica de São Carlos (SP) será produzido um “novo e inovador propulsor, mais tecnológico e eficiente para veículos híbridos”, antecipou Possobom.

E a fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde hoje é feito o T-Cross, terá em linha uma inédita picape. O CEO deixou claro que a Amarok continua sua produção em Pacheco, Argentina.

Especula-se que esta será a nova Saveiro, com porte maior do que a atual, para brigar no segmento das compactas.

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