Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal Via Digital Motors no YouTube.

Com o fechamento dos números de julho e os dados dos veículos mais vendidos, saltam aos olhos ver o, vamos chamar assim, veterano Volkswagen Gol como o automóvel mais emplacado do mês.

Ao que tudo indica, o compacto segue para o fim de linha, a não ser que a Volks tenha um plano B na manga para que não seja substituído pelo Polo Track. E mesmo em contagem regressiva, o quarentão volta a liderar.

Mas vamos tentar entender se isso é fruto de um momento ou uma tendência.

O Gol teve 11.925 unidades licenciadas em julho, segundo a Fenabrave. Passou até a Strada, que ficou em 2º ao vender 10.897 unidades. Realmente um fenômeno. Confira abaixo.

Top 10 dos mais vendidos no Brasil em julho e no acumulado de janeiro a julho de 2022

JULHOUnidadesACUMULADO DO ANOUnidades
1º Volkswagen Gol11.2951º Fiat Strada61.942
2º Fiat Strada10.8972º Hyundai HB2050.990
3º Chevrolet Onix8.8373º Chevrolet Onix42.687
4º Hyundai HB208.1564º Volkswagen T-Cross36.404
5º Chevrolet Onix Plus8.1355º Volkswagen Gol35.531
6º Fiat Argo6.1036º Jeep Compass35.429
7º Chevrolet Tracker5.9987º Chevrolet Onix Plus35.075
8º Fiat Pulse5.3008º Fiat Mobi34.946
9º Nissan Kicks5.2219º Hyundai Creta34.378
10º Hyundai Creta5.12510º Chevrolet Tracker32.964
Fonte: Fenabrave

Vendas diretas disparam

Mas talvez o pulo do gato tenha a ver com o momento que a indústria vive hoje. Segundo os dados da Anfavea, houve uma certa estabilidade dos licenciamentos em julho (2,2% sobre junho), embora os números tenham caído em relação a maio.

Esse alerta sobre as vendas recai sobre os juros mais altos (ainda sem o reflexo da Selic a 13,75%) e restrições ao crédito, que afastam a classe média do senho em trocar ou comprar um zero-km.

Mas também foi observado em julho um aumento de vendas a frotistas e locadoras, as chamadas vendas diretas.

A demanda de veículos por pessoas físicas parece ter arrefecido diante de preços tão altos e todas as dificuldades com crédito.

Vendas do Gol

A partir daí voltamos ao Gol. Olhando mais a fundo as vendas, descobrimos que o compacto da Volkswagen teve 81,3% de licenciamentos justamente para frotistas e locadoras. De 11.925 unidades vendidas em julho, apenas 2.228 foram para pessoas físicas.

Se é fogo de palha ou não, saberemos em breve, mas essa ascensão do Gol tem tudo a ver com o momento da indústria, que hoje vende 8 em cada 10 Gols para pessoas jurídicas.

Até mesmo o Hyundai HB20 e a Fiat Strada são líderes nas vendas diretas no acumulado do ano. Nas vendas ao varejo, para pessoas físicas, o HB20 é apenas o 8º mais licenciado, enquanto a Strada está em 10º.

Fiat Strada segue líder no ano: agora em versão 2023, mas sem mudanças

Lembrando ainda, que a Hyundai acaba de renovar seu compacto e julho foi um mês de transição, com as últimas unidades da geração antiga. A atualização, que deixou o carro mais bonito e moderno, tem tudo para melhorar sua performance nas vendas.

Hyundai HB20 chega em nova geração a partir de agosto

Por fim, essa análise não tira o mérito da Volks, mas convenhamos: ter o Gol entre os mais vendidos soa como algo do passado. A indústria evoluiu bastante a ponto de ter modelos mais eficientes, seguros, confortáveis e tecnológicos como líderes do mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *