Enquanto o segmento de automóveis elétricos cresce lentamente, ainda em função do alto preço dos modelos, Citroën e Peugeot apostam no segmento dos comerciais leves ao lançarem os furgões elétricos e-Jumpy e e-Expert, respectivamente.
Ambos, importados da França, vão custar R$ 329.990, levam até 1 tonelada de carga e têm autonomia de até 330 km. O preço é quase o dobro da versão Furgão diesel 1.6 de 115 cv, que sai a R$ 168.990.
Entre as vantagens por serem elétricos, não emitem poluentes nem ruídos e o sistema regenerativo ajuda a recarregar as baterias e a economizar pastilhas de freio.
As marcas prometem manutenção com valor 60% inferior ao dos modelos térmicos e as baterias recebem 8 anos de garantia – elas têm projetos de descarte com empresas parceiras.
As vendas de e-Jumpy e e-Expert começam em fevereiro. Embora os centros especializados em elétricos estejam apenas no Rio e em São Paulo, há planos de inaugurar mais 10 em 2022 – Citroën e Peugeot não detalham onde, mas dizem que serão nas principais metrópoles do país.
Renault lidera segmento
Em relação aos modelos a diesel 1.6 de 115 cv, os furgões Peugeot e Citroën custam R$ 168.990. Enquanto o Expert diesel vendeu até outubro 3.250 unidades e detém 11,4% de participação no mercado, o Jumpy teve 2.613 unidades emplacadas (9,2%).
O líder do segmento, o Renault Master a diesel 2.3 de 130 cv, tem 25% do mercado, com 7.104 unidades vendidas até outubro. Seu preço parte de R$ 206.800.
Empresas investem nos elétricos
O filão de elétricos comerciais é estratégico e potencial. Basta ver o investimento que a VWCO fez para produzir em Resende (RJ) o e-Delivery: R$ 150 milhões. Quando lançado, o caminhão compacto 100% elétrico já possuía 120 pedidos. A Ambev é uma das maiores clientes. A fabricante e distribuidora de bebidas já adquiriu 100 veículos, de uma intenção de compra de 1.600 até 2023 para eletrificar 35% de sua frota.
Já a Americanas acaba de receber 100 Renault Kangoo Electric que serão utilizados em 9 cidades para as entregas last mile. Os veículos fazem parte da estratégia de descarbonização da companhia, que contará com mais de 500 modelos ecoeficientes em sua frota. A locadora Unidas é parceira na terceirização da frota da Americanas.