O veículo mais vendido do Brasil, atualmente, acaba de receber um importante upgrade. A picape Fiat Strada, líder de emplacamentos no ranking nacional, passa a vir com câmbio automático em duas versões: na Volcano, a R$ 111.990 e a nova Ranch, por R$ 116.990.
Equipada com motor 1.3 flex (Firefly) que rende até 107 cv com etanol, a picape compacta traz a mesma transmissão CVT do Pulse 1.3, que simula 7 marchas.
A caixa possui três modos de condução: automático (ajusta as melhores relações conforme o jeito de dirigir), manual (com trocas por aletas atrás do volante ou pela alavanca) ou Sport (marchas mais curtas para desempenho mais ágil).
Picape Fiat ficou mais econômica
Segundo a Fiat, o consumo da Strada CVT com etanol no tanque é de 8,8 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada. Com gasolina, respectivamente, 12,4 km/l e 13,9 km/l.
Esses números são superiores aos divulgados pelo Inmetro sobre a versão Volcano manual: 8,5/9,2 km/l com etanol e 12/13,2 km/l com gasolina.
Outra novidade é a capacidade de carga reduzida em 50 kg, para 600 kg, sem alterar o volume de 844 litros.
Das duas versões CVT, apenas a Ranch, que passa a ser a topo de linha, traz diferenciais no design, em alguns detalhes em cinza e acabamento em preto brilhante e rodas de 15”, entre outros adereços com o nome da versão. Por dentro, o sistema multimídia de 7” pareia Apple CarPlay e Android Auto sem fio, assim como traz carregador por indução, câmera de ré e sensor de estacionamento.
A Volcano CVT acrescenta em relação à manual o carregador sem fio e um descansa-braço no console central.