A CES 2022 (sigla de Consumer Eletronics Show), maior feira de eletrônicos de consumo realizada em Las Vegas, nos EUA, entre 5 e 8 de janeiro, foi repleta de restrições e cancelamentos. Apresentações que seriam no local viraram apenas online, com a desistência de gigantes por conta do avanço de novos casos de Covid-19.
O setor automotivo é uma das maiores presenças, com inovações e estreias mundiais que ofuscaram e tiraram do mapa o tradicionalíssimo Salão de Detroit, que acontecia nessa mesma época – antes da pandemia – e foi deslocado (se ainda existir) para junho.
Não só as montadoras, como empresas de tecnologias com soluções para os carros, startups, empresas de tecnologia e parcerias.
Stellantis e Amazon
Uma das mais interessantes nesta edição 2022 da CES é a colaboração entre Stellantis e Amazon, com a entrega de softwares para nova plataforma de cabine digital, a STLA SmartCockpit, a partir de 2024.
O pacote inclui desenvolvimento de veículos, construção de experiências conectadas em veículos e treinamento da próxima geração de engenheiros de software automotivos. Nos carros, por exemplo, haverá aplicativos aprimorados para entretenimento, assistência de voz habilitada para Alexa, navegação, manutenção, mercados de comércio eletrônico e serviços de pagamento.
O sistema vai ser integrado também à casa inteligente do cliente: eles poderão monitorar e gerenciar suas casas enquanto estão em trânsito. De seu aplicativo de smartphone Alexa, poderão definir a temperatura na cabine antes de entrar no veículo, agendar serviço ou solicitar acessórios.
GM quer mudar o mundo
Voltada a plataformas de inovação, a General Motors ambiciona usar a tecnologia propulsionada para mudar o mundo. “A GM está redefinindo como as pessoas e as mercadorias são transportadas. Nosso compromisso de zero acidente, zero emissão e zero congestionamento, nos colocou na posição de liderar esse processo. Temos a oportunidade e a obrigação de criar um futuro melhor para as próximas gerações. Esse é o efeito Ultium”, declarou Deborah Wahl, diretora de marketing global da GM, durante a apresentação na CES.
A plataforma Ultium EV da GM é a base de veículos elétricos. Durante a feira, a montadora apresentou algumas novidades, como a Chevrolet Silverado EV. Desenvolvida a partir do zero e prevista para chegar ao mercado em 2023, a picape será voltada para frotistas, com autonomia estimada de mais de 640 km com uma carga completa, capacidade para fornecer energia até para carregar outros EVs e multimídia de 17”.
Com a marca Cadillac, a GM avança com o protótipo de veículo autônomo InnerSpace e OpenSpace. Estes dois novos conceitos se baseiam no veículo vertical de decolagem e aterrissagem PersonalSpace e no veículo autônomo pessoal SocialSpace apresentado na CES no ano passado e, juntos, os quatro ilustram um futuro potencial para viagens multimodais de luxo quando a plataforma Ultium EV e o software Ultifi da GM são combinadas com tecnologia de direção autônoma.
Rompendo a barreira dos 1.000 km
A alemã Mercedes-Benz apresentou o carro-conceito Vision EQXX, que rompe a barreira dos 1 mil km de autonomia com uma única carga de bateria. Em vez de simplesmente aumentar o tamanho da bateria, a equipe maximizou a eficiência de longa distância.
Com expectativa de chegar ao mercado em até 3 anos, o Vision EQXX possui motor de 204 cv, coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) de apenas 0.18 e equipado com painéis solares sobre o teto que lhe garantem um alcance adicional de 25 km.
Em seu interior com quatro bancos individuais há tela de 47,5”e 8K de resolução que se estende por todo o painel.
Cinema sobre rodas e mudança de cor
Se a Mercedes apresentou um protótipo com tela de quase 50”, a BMW propõe um cinema sobre rodas. O sistema My Mode Theatre, exibido na CES 2022, transforma a parte traseira do interior do veículo em uma sala privativa com som surround e conectividade 5G por meio de uma tela de 31”e resolução de até 8K.
A conectividade fica garantida pela parceria com a Amazon, pelo Fire TV. O sistema pode ser controlado diretamente por toque na tela ou usando touchpads integrados nas portas traseiras.
Outra inovação levada pela BMW foi o iX Flow E Ink, recurso que muda a cor do veículo por dentro e por fora, conforme a vontade do motorista, variando de um modelo mais discreto ou esportivo.
A pintura da carroceria é composta por milhões de microcápsulas, que tem diâmetro equivalente à espessura de um fio de cabelo humano. Cada uma dessas microcápsulas contém pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva. Dependendo da configuração escolhida, basta um estímulo por meio de um campo elétrico para que os pigmentos brancos ou pretos se acumulem na superfície da microcápsula para dar à carroceria do carro a tonalidade desejada.
Além da personalização, a tecnologia permite maior eficiência ao refletir a luz do sol e absorver energia térmica. Em dias de sol forte, por exemplo, uma carroceria branca reflete melhor a luz do sol, diminuindo o aquecimento do veículo e do habitáculo. Em climas mais frios, uma superfície externa escura ajudará o veículo a absorver mais calor do sol. Em um carro totalmente elétrico, mudar a cor de acordo com o clima também pode ajudar a aumentar a autonomia.
Fornecedores e startups
Fornecedores da indústria automotiva também exibiram novidades que farão parte desse ecossistema. A Bosch levou um quebra-sol inteligente, que escurece o para-brisa e evita o reflexo so sol nos olhos; a Marelli apresentou um sistema que purifica a cabine contra o coronavírus e a Valeo trouxe a mais nova geração de seu sistema de direção autônoma LiDAR, com melhor resolução e rapidez das imagens.
Já a startup Our Next Energy (One), de Michigan, exibiu uma tecnologia que amplia a carga de carros elétricos para 1.200 km. A bateria de longa duração está sendo testada em um Tesla Model S, que originalmente alcança 600 km. A expectativa é ter a tecnologia disponível em 2023.
Até empresas de eletrônica se rendem aos carros
Outros players avançam no setor automotivo. Caso da Sony, que levou um carro, o Vision-S 02, um crossover esportivo de 7 lugares, rodas de 20” e que chama a atenção pelo que traz na cabine: cinco telas multimídia e diversos recursos por controle de voz, com conexão 5G e até um console de PlayStation para jogar dentro do carro, entre os passageiros traseiros.
A Samsung apresentou sua nova visão para experiências automotivas. Em seu estande, apresentou um cenário no qual informações sobre as condições das estradas e outros fatores são apresentados ao motorista de um veículo em tempo real, que usa câmeras e sensores para analisar seus arredores e, em seguida, aproveita a realidade aumentada para saber sobre as condições da estrada e outras informações ao motorista dentro de seu campo de visão. O motorista pode então fazer uso dessas informações para ter uma viagem conveniente e segura.
Orientações, ícones e percepções são projetados diretamente na estrada e ele se conecta a serviços para tornar a experiência de dirigir simples e agradável. Por exemplo, se os passageiros desejam tomar um café, o veículo utiliza as informações do mapa e realidade aumentada (RA) para informá-los de onde há restaurantes nas proximidades. O passageiro tem a opção de navegar pelo menu e fazer seu pedido de seu carro. O veículo na representação também adiciona um elemento realista às chamadas virtuais, permitindo que os usuários gerenciem suas reuniões com RA.