A Ford lança no país a nova picape Maverick, importada do México. Vendida em versão única FX4 Lariat, custa R$ 239.990 (preço com base em Brasília). Mira, em dimensão, a Fiat Toro, mas é mais cara e traz apenas opção a gasolina.

Vamos aos seus destaques: a Maverick vem equipada com motor turbo 2.0 turbo de injeção direta a gasolina, que rende 253 cv de potência, combinado com a transmissão automática de 8 marchas e tração integral.

A capacidade de carga na caçamba é de 943 litros e 617 kg e peso, e consegue rebocar até 499 kg. Já a Toro similar leva 937 l e 1.010 kg e reboca até 400 kg.

Destaque ao conforto

Por ser construída com base em monobloco, tende a dar mais conforto que uma picape tradicional, como a Ranger (que é feita sobre um chassi). Esse conforto está presente também nos itens disponíveis: multimídia de 8”, partida remota, direção elétrica e um teclado para abertura da porta na coluna B para quando o motorista não quiser levar a chave (uma corrida no parque ou mergulho, por exemplo).

Para a segurança, há assistente de frenagem automática com detecção de pedestres e ciclistas, freio de mão elétrico, sete airbags, assistente de frenagem pós-colisão, controle automático em descidas, assistente de partida em rampa, farol alto automático e câmera de ré.

Mas a Ford comete seus pecados. A picape não traz o piloto automático adaptativo nem capota marítima. Se quiser competir com a Toro, perde em preço e opções. Enquanto a picape da Fiat, bem mais barata, oferece motor 1.3 turboflex e turbodiesel, a Maverick, só a gasolina, não é nenhum primor em consumo: 8,8 km/l (cidade) e 11,1 km/l (estrada).

Embora seja mais em conta que a Ranger (a versão equivalente, XLS 2.2 4×4 a diesel sai por R$ 243.990), a Maverick é menor e compartilha a plataforma do Bronco. Já a Toro 4×4 custa entre R$ 183.690 (Freedom) e R$ 207.390 (Ultra) – leia mais abaixo sobre as novidades da linha 2022.

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