Redução de IPI, retomada dos estoques e estabilidade cambial fazem João Henrique Oliveira, presidente da Abeifa, estimar que os importados avancem cerca de 2% este ano no país. “Acredito que já chegamos ao fundo do poço e agora, com medidas de estímulo e retomada dos estoques, devemos retomar a partir de agora”, avalia o presidente da Abeifa.
A entidade representa 11 marcas que respondem por cerca de 3,5% do mercado brasileiro, entre nacionais e importados – Aston Martin, BYD, Caoa Chery, Jac, Jaguar, Kia, Land Rover, McLaren, Porsche, Suzuki e Volvo.
A Volvo foi a importadora da Abeifa que mais emplacou carros no bimestre. O modelo XC60 teve 396 unidades licenciadas e o XC40, 308. Levando em conta que o agora 100% elétrico XC40 custa R$ 409.950 e o XC60, R$ 399.950, o mercado premium tende mesmo manter as boas vendas.
Outro importado de luxo, o Macan, foi o Porsche mais vendido neste início de ano com 102 unidades emplacadas. O esportivo tem versões que vão de R$ 415 mil a R$ 635 mil. A Land Rover também se destacou com o Defender (129 vendidos, com preços a partir de R$ 522 mil) e Range Rover Sport, a partir de R$ 619 mil (159 emplacamentos