Enquanto no Brasil a Toyota colhe bons frutos das vendas dos primeiros e únicos híbridos flex – com o sedã Corolla e o SUV Corolla Cross – ao que tudo indica a tecnologia será expandida a outros modelos.
“No Brasil temos o etanol e precisamos aproveitar o máximo possível essa tecnologia. Está tudo pronto, há 40 anos. Já para produzir um veículo elétrico, precisamos fabricar baterias de lítio, muito cara, e não temos ainda uma boa estrutura para carros elétricos”, afirmou o CEO da Toyota para América Latina e Caribe, Masahiro Inoue, mais conhecido como Massa, em entrevista exclusiva para a Via Digital. “Podemos seguir um caminho diferente”, referindo-se aos flex fuel hybrid.
Para o Brasil, existe um planejamento de que outros carros do portfólio Toyota se tornem híbridos flex. Até 2025, cada linha terá opções eletrificadas.
Vem aí o SUV do Yaris
Em relação ao crescimento de interesse pelos SUVs, o CEO está ciente de que eles são inevitáveis. Mesmo assim, a Toyota segue firme com a liderança folgada do Corolla. Produzido em Indaiatuba (SP), o sedã detém 60% de market share e tende a crescer mais com a saída do Honda Civic, que deixou de ser nacional (e só voltará ao Brasil na próxima geração, importado e mais caro).
Com o Corolla, Massa diz atender os clientes mais tradicionais. “Há uma pequena canibalização para o Corolla Cross, mas quem gosta de sedã continua com sedã”, analisa.
“Consumidor global quer SUV. Então, o segmento B, de sedã e hatch como o Yaris, está indo para o SUV”, antecipa. Na Europa, a Toyota já vende o modelo Yaris Cross, que deve servir de base para o SUV compacto por aqui.
Seu lançamento ainda pode demorar um pouco, mas se as vendas da dupla Yaris não embalarem, é possível que a marca japonesa antecipe sua produção no Brasil.