O São Paulo Motor Experience, inicialmente programado para ocorrer de 6 a 14 de agosto deste ano no Autódromo de Interlagos, foi adiado. De acordo com a Anfavea, em alinhamento com as montadoras e a RX, organizadora do evento, decidiram postergar a realização do festival. O motivo do adiamento recai sobre a atual situação global do setor automotivo, que ainda enfrenta desafios na cadeia de fornecimento gerados pela pandemia.
Por causa do período de chuvas, após setembro, e da realização do GP de Fórmula 1, que requer uma reforma das pistas e instalações de Interlagos, foi decidido que o evento não seria mais realizado este ano.
“O novo formato do São Paulo Motor Experience é sensacional, atende às novas demandas e expectativas do público, mas as nossas associadas, há mais de um ano enfrentando paradas de fábrica e complexos desafios logísticos, julgam mais adequado adiar temporariamente este grande evento que celebra a força do setor automotivo e a paixão do nosso povo por carros” afirma Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.
“Ao assumir a missão de ser o maior evento automotivo da América Latina e um dos maiores do mundo, o SPMXP ganhou relevância antes mesmo de sua realização. Em razão dos desafios que ainda persistem, optamos por adiá-lo. Logo retomaremos os trabalhos para lançar o evento do tamanho da força da indústria automotiva para os milhões de apaixonados”, explica Cláudio Della Nina, presidente da RX.
O São Paulo Motor Experience tem a proposta de ocupar todo o autódromo e suas pistas para test drives (incluindo off-road, elétricos e até patinetes) além de se tornar uma atração cultural, com a realização de shows.
O último evento em São Paulo foi o Salão do Automóvel de 2018, que era realizado a cada dois anos. Por causa dos elevados custos, diversas montadoras já haviam anunciado em 2020 sua desistência, mas por causa da pandemia o evento não ocorreu. O novo formato, que ficou para 2023, é uma tentativa de inovar no formato.