A Jeep lança no Brasil a nova picape Gladiator Rubicon. Não, ela não vem para competir no mundo das picapes tradicionais, queridinhas do mundo agro.
A começar pelo preço, a proposta é ser um veículo de nicho e status e não de volume. Em versão única custa R$ 499.990.
Baseada no jipe Wrangler e importada dos EUA, ela tem uma conotação de aventura, de chegar onde nunca outro veículo conseguiu ir.
Força e habilidades 4×4
Sob o capô, o motor V6 de 3,6 litros entrega 284 cv e 35,4 kgfm de toque acoplado ao câmbio automático de 8 marchas. Os executivos da Jeep justificam tamanha força diante da capacidade que a Gladiator tem de vencer obstáculos. O consumo não é nada amigável: 6,5 km/l na cidade e 7 km/l na estrada, segundo a Jeep. Na “vida real”, ou seja, no uso do dia a dia, isso deve doer ainda mais no bolso.
Por transportar menos de 1 tonelada de carga, a Gladiator ficou impedida, pela legislação, de vir equipada com motor diesel.
Equipada com diferenciais Dana 44 na dianteira e traseira com bloqueio mecânico, caixa de transferência central que possibilidade 4×2, 4×4 automático, 4×4 50/50 e o 4×4 reduzido, com uma caixa de redução de 4:1, a picape tem tem ângulo de entrada de 43°, saída de 26° e rampa de 20°, com altura mínima do solo de 27 cm.
Capacidade e equipamentos
A caçamba é pequena, acomoda mil litros ou 674 kg de carga. O que conta na picape Jeep é sua capacidade de reboque: 3.138 kg.
Teto, portas e para-brisa podem ser removidos, mas rodar sem essas duas últimas não é permitido no Brasil. A Jeep oferece como acessório portas tubulares.
Pela fortuna que custa, a Jeep Gladiator Rubicon traz: ar-condicionado digital automático de duas zonas, chave presencial com partida remota, câmera de ré, navegação GPS e monitoramento da pressão dos pneus.
O sistema de infotainment conta com a multimídia de 8,4”, sistema de áudio premium Alpine com nove alto-falantes, barra de som traseira fixadas na estrutura do teto, subwoofer e amplificador de 552 Watts.
Segurança e funcionalidades
A segurança inclui piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, detector de tráfego cruzado, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa e sensor de estacionamento traseiro, entre outros.
Sob os bancos revestidos em couro, há porta-objetos com chaves e um sistema de escoamento de água para lavagem. A caçamba conta com 4 ganchos e uma útil tomada de 220 volts. As rodas de liga leve de 17” calçam pneus de uso misto.
A porta da caçamba pode ser colocada em três posições: fechada, parcialmente aberta e totalmente aberta.