A lei de emissões Proconve L7, que entrou em vigor em janeiro, fez várias “vítimas”. Enquanto algumas montadoras adequaram seus motores para atender às novas regras, outras desistiram. https://viadigital.com.br/2022/03/03/pl7-faz-novas-vitimas-e-volks-atualiza-portfolio/
Alguns desses modelos em fim de linha até tiveram homenagens https://viadigital.com.br/2021/12/22/o-fim-de-um-icone/, mas o Mitsubishi Jimny, que era produzido havia dez anos no Brasil, tentou sair à francesa.
Na verdade, até saiu, porque desde o início do ano, o jipe deixou de ser feito em Catalão (GO). Equipado com motor 1.3 a gasolina de 85 cv, não atenderia às novas leis de emissões e para adequá-lo seria necessário um alto investimento, o que não se justificaria para um modelo já antigo.
Sua mais recente geração está à venda no Brasil, importada do Japão como Jimny Sierra e custa a partir de R$ 157 mil. Conforme a região, a Suzuki ainda possui estoques do modelo que se aposenta.
O Jimny começou a ser vendido no Brasil em 1998, importado. Desde 2013 tem produção nacional e, em 2019, passou a conviver com o Sierra.
A marca promete um reposicionamento de portfólio, após tirar de linha o Vitara e o S-Cross. Agora, seu único modelo à venda no país é o Jimny Sierra.