Tarcisio Dias*
Quais os pilares e tendências que estão impactando o mundo dos negócios e o segmento automotivo? Na semana passada tive a oportunidade de participar, atendendo convite da Nissan, da sua Innovation Week, que por meio de conteúdos exclusivos, a fabricante compartilhou do seu presente, o que está por vir e o futuro, onde inovação, eletrificação e tecnologia avançada serão as protagonistas.
O evento contou com um time de palestrantes que destacaram como a companhia enriquece a vida das pessoas por meio da inovação:
Com Chris Reed, Vice-Presidente Sênior Regional de Pesquisa e Desenvolvimento da Nissan Américas, conheci onde a Nissan está inovando em produtos, tecnologias, na competitividade dos veículos elétricos e seu ecossistema.
A Fórmula E, o campeonato mundial totalmente elétrico, que leva a emoção e a diversão dos veículos elétricos com emissão zero a uma audiência global, ganha uma edição no Brasil no próximo ano.
Uma palestra exclusiva com Chris Ramsey, idealizador da Expedição “Pole to Pole” (De Polo a Polo), que embarcará, em março de 2023, no elétrico Nissan Ariya e-4ORCE para viajar mais de 27 mil quilômetros.
Através de um conjunto de conteúdos foram revelados como as ideias e inovações relacionadas à mobilidade ganham vida e se traduzem em tecnologias avançadas.
Vídeo adicional
Parte fundamental para construir essa estrada de inovação ligando o presente ao futuro é a equipe de engenharia de Pesquisa e Desenvolvimento da marca japonesa na América do Sul.
No Nissan Technical Center Brazil (NTC BRA) os engenheiros realizam um trabalho orientado pela Nissan Ambition 2030, a visão de longo prazo da companhia para fortalecer a mobilidade e além. Com essa visão, a Nissan quer entregar um valor estratégico ao capacitar jornadas com experiências mais integradas, confiantes e empolgantes aos consumidores, e, por meio de colaborações, capacitar a sociedade a construir um ecossistema inteligente com mobilidade integrada.
“A Nissan tem como foco desenvolver tecnologias avançadas que permitam uma mobilidade mais limpa e inclusiva e que contribua para reduzir os acidentes de trânsito, assistindo e integrando carro e motorista com o seu meio ambiente. Na América do Sul já temos aplicadas várias dessas inovações e trabalhamos na validação e estudos de novas tecnologias para atender às necessidades e a realidade dos clientes da região”, diz Ricardo Abe, gerente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Nissan América do Sul.
Desta forma, as tecnologias avançadas em desenvolvimento pela Nissan atendem desde a parte de propulsão, como o e-Powertrain para os veículos eletrificados, passando pela segurança e sistemas que também servem à condução autônoma, como o Nissan Safety Shield, e mesmo de integração com a sociedade, como a tecnologia de recarga bidirecional V2G (vehicle-to-grid, do veículo para a rede).
Veículos 100% Elétrico – O e-Powertrain alimenta os veículos elétricos da marca e elimina a necessidade de um motor a combustão interna. É um sistema leve e compacto que produz vibrações extremamente baixas e gera torque instantâneo. Esses elementos se combinam para oferecer uma condução de alta qualidade, suave e muito responsiva. O conjunto foi desenvolvido para se adaptar a diversos ambientes ao redor do mundo, apresentando alto desempenho e alta durabilidade em todos eles.
e-POWER – Desenvolvido pela Nissan, o sistema é acionado por um motor 100% elétrico que oferece a mesma experiência de direção de alto desempenho de um carro totalmente elétrico. Há um motor à combustão e outro elétrico, sendo que o primeiro serve apenas para gerar eletricidade para o segundo ao alimentar um gerador que está ali apenas para carregar a bateria. Esta, sim, entregará a energia para tracionar as rodas do veículo, garantindo uma condução potente e silenciosa.
SOFC – A Nissan é a primeira empresa automotiva no mundo a desenvolver e já testar protótipos que são abastecidos com bioetanol para gerar energia elétrica para carregar uma Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC).
Este sistema combinado à alta eficiência dos motores elétricos e ao sistema de bateria garante ao Nissan SOFC uma autonomia superior a 600 km com somente 30 litros de etanol no tanque.
O primeiro período de testes com o protótipo real do sistema foi realizado no Brasil entre 2016 e 2017, e demonstrou que a tecnologia se adapta perfeitamente ao uso cotidiano. Atualmente, os testes seguem em evolução, conduzidos pela área de Pesquisa e Desenvolvimento da Nissan no Japão com constante intercâmbio com a equipe brasileira e parceiros estratégicos.
Bateria sólida – A Nissan está trabalhando em um projeto de um protótipo de unidade de produção para baterias de estado totalmente sólido, que a empresa pretende lançar no mercado em 2028. A montadora tem planos de instalar a linha de produção piloto em sua fábrica de Yokohama, no Japão, no ano fiscal de 2024 e acredita que as baterias de estado sólido podem ter um preço reduzido de US$ 74 por kWh no ano fiscal de 2028 e, posteriormente, para US$ 65 por kWh, fazendo com que os veículos elétricos estejam no mesmo nível de custos dos veículos movidos à gasolina. Com estes benefícios, a Nissan pretende utilizar essas baterias em uma ampla gama de segmentos de veículos, incluindo picapes.
Nissan Energy Share – Com o sistema Energy Share, os carros elétricos da marca tem a capacidade de armazenar e devolver a energia, impactando todos os aspectos da vida dos clientes. O sistema engloba as iniciativas: Vehicle to Home – V2H (Veículo para Casa), Vehicle to Building – V2B (Veículo para Edifício), Vehicle to Grid – V2G (Veículo para Rede), Vehicle to Load – V2L (Veículo para Carga) e Vehicle to Anything – V2X (Veículo para Tudo).
Safety Shield – Um conjunto avançado de dispositivos forma o Nissan Safety Shield, que monitoram, respondem e protegem em algumas situações nas quais o veículo e seus ocupantes possam estar em risco.
E-Pedal – Com o e-Pedal, o motorista consegue reduzir até 80% do uso do pedal de freio durante uma condução usando apenas um pedal, tornando o ato de dirigir ainda mais empolgante e menos estressante, principalmente em engarrafamentos. O funcionamento é muito simples: basta acionar um botão no console central para que a tecnologia transforme o acelerador do Novo Nissan LEAF em um pedal que permite ao motorista acelerar, reduzir a velocidade e até parar completamente o carro sem precisar utilizar o pedal do freio.
Pro-Pilot 2.0 – O sistema trabalha em conjunto com o sistema de navegação do carro para ajudar a conduzir o veículo, de acordo com uma rota pré-definida, nas faixas de rodagem permitidas. Também permite a condução sem as mãos (hands-off driving) ao dirigir em uma única faixa de rodagem, contanto que o motorista mantenha a atenção na pista à frente, estando pronto para assumir a direção quando necessário.
Percepção Real do Entorno (ground truth perception) – Em desenvolvimento pela Nissan, esta tecnologia reúne as informações de câmeras, radares e sensores LiDAR de última geração e alta performance permitindo detectar o formato e a distância de objetos e a estrutura da área no entorno do veículo. As informações têm alto nível de precisão e em tempo real. Baseado nessas informações, o automóvel tem condições de analisar a situação atual instantaneamente, tomando decisões de forma automática e realizando as manobras necessárias para evitar colisões.
Equipamentos e sistemas que já são realidade para os usuários também servem de base para a evolução e desenvolvimento de outros, tanto no que diz respeito à eletrificação, para propulsão ou integração, quanto à condução para um futuro seguro e autônomo.
*Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.