Há muitos anos a Ford “ensaiava” a importação da picape mais vendida dos EUA. Agora que a marca tornou-se uma importadora, de fato, com foco nos modelos premium, começa a trazer para o Brasil dias versões da picape grande.
Grande e superlativa. Começando pelo tamanho: a Ford F-150 tem 5,880 metros de comprimento, 2 metros de largura (sem espelhos) ou 2,43 metros (com os espelhos).
O design é imponente, com ampla grade, faróis em full LED, capô musculoso e rodas de 20 polegadas.
Serão duas versões: Lariat, com detalhes mais esportivos como grade, emblemas e rodas em preto, por R$ 470.000; e a Platinum, mais luxuosa, com detalhes cromados e mais equipada, que chega por R$ 490.000.
A caçamba, com estrutura em alumínio de alta resistência, acomoda até 1.370 litros e suporta até 728 kg de carga (versão Lariat, ou 681 kg na Platinum). Nem por isso a F-150 é cruel: a abertura da tampa da caçamba é feita pelo controle remoto, sem nenhum esforço. Além de ganchos, iluminação de LED e nichos com trava, a caçamba ainda conta com tomada de 110V.
Outro recurso importante é o inédito Pro Trailer, assistente de ré para reboque, que facilita a manobra da picape com trailer. A capacidade de reboque é de 3.515 kg.
Motor V8 do Mustang
Para empurrar a picapona de quase 2,5 toneladas, a Ford colocou sob o capô um motor V8 de 5 litros que gera 405 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, acoplado à transmissão automática de 10 marchas – mesmo conjunto mecânico do Mustang!
A tração é integral com 4 modos: 4×2, 4×4 automático, 4×4 High e 4×4 Low. Há ainda 8 modos de condução, conforme o terreno: Normal, Econômico, Esportivo, Escorregadio, Neve/Areia, Lama/Terra, Rocha/Avanço Lento e Reboque.
Tamanha força impacta no consumo: movida apenas a gasolina, a F-150 faz 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. De acordo com a Ford, seu tanque de 136 litros permite que a picape atinja autonomia superior a 1 mil km. Mas é bom saber que encher o tanque vai custar mais de R$ 700.
Cabine luxuosa
Por dentro, há muito espaço, conforto, requinte e tecnologia. O motorista tem à sua frente dois displays de 12” cada, sendo um do quadro de instrumentos digital e o outro o sistema multimídia que conta com a nova geração do Sync4.
O pareamento com Android Auto ou Apple Car Play é feito sem fio e há um carregador wireless para o celular no console.
O motorista conta com 10 ajustes do banco de couro com memória, além de regulagem de altura dos pedais e altura e profundidade do volante, enquanto o passageiro frontal tem 8 posições do seu banco.
Quem vai atrás se sente numa sala. Com distância entreeixos de 3,67 m (o mesmo que uma Ram 1500 e 1 metro a mais que um VW Taos) tem espaço de sobra.
Completam a cabine, o amplo teto solar com abertura parcial, muitos porta-objetos, tomadas USB e sistema de som B&O (Bang & Olufsen) com 18 alto-falantes na versão Platinum (na Lariat são “apenas” 8 falantes).
Segurança completa
A segurança também é reforçada. Câmeras 360 graus, 8 airbags (frontais, laterais, cortinas e joelhos), piloto automático adaptativo com assistência de centralização de faixa, assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestre, assistente de manobras evasivas, assistente de descida, assistente em cruzamentos, monitoramento de ponto cego e câmera traseira com detecção de objetos, entre outros itens.
A Ford ainda vai oferecer mais de 15 acessórios opcionais, como capota marítima, caixa organizadora, extensor de caçamba e barraca de camping para ser encaixada na caçamba, etc.
Os preços serão divulgados na pré-venda (e publicados aqui assim que a Ford anunciar) que será destinada a clientes Ford em 14 de fevereiro e ao público geral em 16 de fevereiro, apenas 1 unidade por CPF.
O preço será garantido até a entrega, já que ela pode levar de 90 a 120 dias.
gostaria de saber o preço das duas verções
Olá Mauro! A versão Lariat R$ 470 mil e a Platinum, R$ 490 mil