Tarcisio Dias*
Desde que viramos de ano Pernambuco literalmente ferve com o clima de carnaval, mas é pelo lado de cá que o Grupo Stellantis, com polo em Goiana, Zona da Mata Norte, mostra que o frevo pode ser ainda mais festivo nos próximos anos.
Nos próximos três anos o grupo pretende colocar no mercado da América do Sul nada menos que 17 SUVs, 9 carros de passeio, 9 vans e 8 picapes considerando as marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, Ram e Abarth.
Apesar do número parecer alto, nos últimos dois anos a Stellantis realizou 24 lançamentos entre novos produtos e atualizações. Nos últimos 7 anos, de forma consecutiva, a marca Jeep lidera o segmento mais concorrido em nosso mercado, o de SUVs.
ELETRIFICAÇÃO COM ETANOL é o principal projeto local do grupo para o mercado brasileiro. Cerca de 1.500 engenheiros estão envolvidos no desenvolvimento da tecnologia que combina eletrificação com etanol.
FIM DE LINHA PARA O VOYAGE que nem aparece mais no site da Volkswagen. O sedã compacto encerra sua carreira no Brasil no pódio entre os três sedãs mais licenciado em janeiro. Perdeu apenas para Onix Plus e Fiat Cronos. Hyundai HB20S e Honda City perderam do veterano.
VIRTUS, O NOVO SEDÃ DE ENTRADA DA VOLKS, tem preço acima dos 100 mil reais e vai ficar distante do consumidor que sempre buscou no Voyage a versatilidade e principalmente confiabilidade da marca.
A NOVA FASE DO PROCONVE P8 que começou a valer desde o início de 2023 no mercado de caminhões no Brasil afastou o consumidor. A produção de caminhões teve queda de 72,3% na comparação com os números de dezembro. Apesar de tudo, a queda era esperada. No mês passado, a diretoria da Anfavea sinalizou que haveria retração. Os preços dos novos caminhões, com mais recursos tecnológicos para reduzir a emissão, acelerou os clientes a antecipar as compras até o final de 2022.
A FIAT lidera o mercado brasileiro de automóveis com participação de 21,8%, seguida pela Chevrolet com 17,2% e Volkswagen com 15,4%. Toyota e Hyundai completam o Top 5.
FÓRMULA 1 2023 com menos cores. A geração dos modelos que começam a ser revelados mostra que o passado pode ser usado no futuro. Para economizar peso, as equipes simplesmente dispensam a pintura em muitos lugares. Os designs já apresentados da Haas e da Alfa Romeo mostram que para se livrar dos quilos extras de forma rápida e barata, a pintura foi economizada. Engana-se quem pensa que a medida é apenas uma gota no balde. A pintura de um carro completo acrescenta de cinco a seis quilos de peso extra.
O ÚLTIMO BOEING 747 foi entregue e despede-se com um desenho gigante no céu. O primeiro voo aconteceu em 1969, mas só a 7 de dezembro de 2022 foi construído o último Boeing 747, num total de 1574 exemplares. Antes de levar a aeronave para o hub da Atlas Airlines em Cinccinati (Ohio), a tripulação homenageou o icônico avião desenhando no céu o número “747” logo abaixo de uma coroa, em alusão ao apelido de “Rainha dos Céus”.
*Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.