Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal Via Digital Motors no YouTube.

Maior que Hilux e Ranger, a Shark possui sistema híbrido capaz de superar os 800 km de autonomia. Chega ao Brasil ainda este ano

A BYD apresentou hoje no México a versão final de sua picape Shark (ou tubarão, traduzido do inglês). Trata-se de um modelo médio, um pouco maior que Toyota Hilux e Ford Ranger (cerca de 10 cm), e conta com conjunto híbrido plug-in que combina motores a gasolina e elétrico com habilidades off-road.

A Shark deve chegar ao Brasil entre setembro e outubro. Pelas dimensões e produzida sobre chassi (e não monobloco), tem design inspirado nos tubarões. Mas vamos considerar que a BYD também bebeu na fonte de caminhonetes americanas.

A frente, segundo a fabricante, remete à boca aberta de um tubarão deixando o veículo com certa agressividade. Uma barra interliga os faróis no conjunto todo em LED, e atrás, o desenho é mais limpo, e conta com outra barra que une as duas lanternas.

O conjunto híbrido conta com motor 1.5 turbo a gasolina e sistema elétrico que geram potência de 430 cavalos – superior à grandalhona Ford F-150 vendida aqui com motor V8 de 405 cv!

A BYD não divulgou o torque, mas se ter uma ideia, a caminhonete acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos.

Outro dado que chama a atenção é sua autonomia: apenas no sistema elétrico, ela roda 100 km e no modo híbrido supera os 800 km!

A tração é nas quatro rodas e a Shark pode ajustar a distribuição de torque entre suas rodas dianteiras e traseiras em milissegundos.

O interior conta com tela LCD no painel de instrumentos de 10,25 polegadas e tela multimídia giratória de 12,8 polegadas, que incorpora a câmera panorâmica.

“Com a introdução de nossa primeira picape de energia limpa, a BYD Shark, estamos prontos para redefinir o cenário convencional das picapes a combustão por meio de tecnologia avançada, proporcionando aos usuários um estilo de vida caracterizado por oportunidades ilimitadas. A BYD está agora inaugurando a era da picape global de energia verde”, afirmou Stella Li, vice-presidente executiva da BYD e CEO da BYD Americas.

O preço para o Brasil não foi divulgado, o que certamente só será revelado por ocasião do lançamento. Outra certeza é que esse tubarão vai tumultuar as águas do segmento, ainda movido a diesel!

Resta saber se até o final do ano, quando a BYD lançar a picape, se ela será a pioneira entre as caminhonetes híbridas plug-in ou alguma marca poderá se antecipar com essa tecnologia.

BYD apresenta a picape Shark para tumultuar o segmento acima das médias: ela é maior que a Hilux e é mais potente que uma F-150 V8!

Alguns números da nova picape:

Dimensões
Comprimento: 5,46 metros
Largura: 1,94 metro
Altura:  1,92 metro
Entre-eixos: 3,26 metros
Caçamba (volume): 1.450 litros
Caçamba (carga): 835 kg
Reboque: 2.500 kg

Desempenho
Motor: 1.5 turbo a gasolina combinado a um sistema elétrico
Potência: 430 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h: 5,7 segundos
Tração: 4×4
Autonomia (só elétrico): 100 km
Autonomia híbrida: 840 km (padrão NEDC)

Interior:
Tela de LCD quadro de instrumentos: 10,25”
Tela multimídia giratória: 12,5”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *