BYD lança Shark de olho no mundo agro
Com um sugestivo nome do predador dos mares, a BYD lança no Brasil a Shark, primeira picape híbrida plug-in do mercado. Importada da China, ela foi pensada para a América Latina. O preço se revelou alto para as expectativas: R$ 379.800.
Equipada com motor a gasolina 1.5 turbo combinada a outros dois motores elétricos na dianteira e traseira tem potência de 437 cv. A bateria de 29,6 kWh sustenta 57 km de autonomia no modo elétrico segundo o Inmetro e o consumo é um dos chamarizes: faz 24,6 km/l na cidade e 19,9 km/l na estrada.
Fica devendo em capacidade de carga, com limite de 790 kg, e sua caçamba leva até 1.200 litros. Em contrapartida, oferece recursos de assistência ao motorista (sistema Adas) e conforto na cabine. São 6 anos de garantia e mais 8 anos para a bateria, sem limite de quilometragem.
A aposta da BYD é vender de 10 a 15 mil unidades da picape média por ano, com 70% delas voltadas ao segmento agro. Embora não seja uma picape de trabalho, a marca chinesa quer conquistar esse endinheirado público, consumidor de picape.
Tarefa árdua para um segmento liderado pelas tradicionais picapes turbodiesel, como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10, que ainda têm Nissan Frontier e Volkswagen Amarok no páreo.
Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube.
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