Enquanto a mobilidade 100% elétrica não deslancha nos carros de passeio, a tecnologia avança no segmento comercial. A Mercedes-Benz, com fábrica em São Bernardo do Campo (SP), acaba de anunciar seu primeiro chassi de ônibus elétrico saindo desta planta, o eO500U, para chegar ao mercado em 2022. Um primeiro lote deve circular em São Paulo, para depois alcançar Curitiba, Vitória e Salvador. 

A capital paulista tem uma meta de eletrificar 50% de sua frota urbana de transporte público até 2027 e 100% até 2037. Em volume total, representa 14 mil ônibus. O elétrico, contudo, tem preço três a quatro vezes maior que seu similar a diesel. A contrapartida, além do benefício ambiental, é a redução de custos em 50% sobre a manutenção e até 40% com combustível. 

Projetado pela engenharia brasileira e testado na Alemanha, o Mercedes eO500U tem autonomia de 250 a 300 km, conforme o pacote de baterias, que levam 2 horas e meia para recarregar. No Brasil, só a Mercedes, a BYD (ônibus) e a VWCO (caminhão) fabricam comerciais 100% elétricos.

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