O Centro Cultural Movimento (CCM), museu inteiramente dedicado ao segmento de duas rodas, abriu suas portas para o público na cidade de Socorro (SP). A Abraciclo, associação que reúne as fabricantes de motos e bicicletas, é uma das mantenedoras do espaço que reúne amplo acervo de motocicletas, bicicletas, documentações, fotos e publicações sobre a história desses veículos no Brasil.

Idealizado pelo piloto e jornalista Carlãozinho Coachman, o centro cultural está sediado na antiga estação ferroviária que passou por profunda reforma. Construído pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, em 1909, o prédio histórico teve as estruturas originais mantidas na reforma, incluindo as paredes de alvenaria e o antigo madeiramento do telhado.

De acordo com o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, uma das missões da associação é colaborar com iniciativas que ajudam a manter viva a memória do setor de duas rodas e valorizam a história e a importância da motocicleta no país. “Preservar a história sempre é um grande desafio e os museus representam um importante instrumento de preservação da memória de um povo. É um lugar onde podemos ver o que foi feito no passado, aprimorar o nosso presente e aperfeiçoar nossos conhecimentos e tecnologias para garantir um futuro melhor”, afirma Fermanian.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *