Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal Via Digital Motors no YouTube.

Segurança é assunto sério e levado muito a sério pela indústria automotiva. O tema é o cerne do Maio Amarelo, campanha que discute problemas e soluções e como prevenir acidentes por todo o mês.

O movimento mundial Maio Amarelo tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

No Brasil, são cerca de 30 mil mortes por ano.

Inegavelmente, os carros estão mais seguros e as cidades, repletas de radares e câmeras. Mas há muita imprudência.

E o que eu tenho a ver com isso?

Uma dessas imprudências é cometida a todo o instante, e muitos podem nem perceber. Um estudo da Abramet (a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), aponta que por hora, o Brasil registra cerca de 30 infrações de trânsito por uso do celular.

É uma notificação de mensagem que chega, um descuido, que por segundos podem levar a um grave acidente. Repare como é comum flagrar nas ruas e estradas motoristas falando ao telefone, utilizando aplicativos de mensagens ou mesmo acessando redes sociais enquanto dirigem.

“Possivelmente o número de pessoas que utilizam o celular na direção é muito maior, o que nos leva a reforçar a necessidade de maior conscientização e engajamento da sociedade para que possamos reduzir os sinistros e preservar vidas no trânsito”, diz Antonio Meira Júnior, presidente da entidade.

Pesquisas mapeadas pela Abramet indicam que o telefone celular é o responsável por quase 50% das atividades que resultam em Falha de Atenção ao Conduzir (FAC).

Os estados recordistas

Em 2021, 250 mil motoristas foram flagrados utilizando o celular no trânsito. São Paulo lidera concentrando mais de 37% dos registros nesse período, ou 91.362. Em seguida vêm Minas Gerais (30.843) e Goiás (16.971). Santa Catarina registrou 15.940 infrações, colocando o estado em 4º neste lamentável ranking no país.

O uso do smartphone na direção é uma infração gravíssima. Quem for flagrado tem de desembolsar R$ 243,47 em multa, além de ganhar 7 pontos na CNH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *