A palavra “desafio” foi uma das mais citadas durante o anúncio de resultados do mercado automotivo de maio pelo presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite.

Ainda enfrentando escassez de componentes, a produção é uma das mais afetadas. A crise de abastecimento até agora neste ano já levou a 16 paradas de fábricas, com 331 dias inativos (média de 20 dias por fábrica).

Enquanto em 2021, a entidade estimou a perda de 350 mil veículos, só até maio de 2022 esse volume chega a 150 mil unidades. E a culpa não recai apenas sobre os semicondutores. De acordo com Leite, embora exista uma tendência de melhora, há instabilidades no fornecimento de borracha, resinas, cabos, tintas, solventes e pneus, entre outros.


Produção e venda crescem

A produção de autoveículos (automóveis e comerciais leves) cresceu 11% em maio sobre o mês anterior e 7% sobre maio de 2021. “Aos poucos, a situação tem se tornado menos crítica”, avalia o executivo.

Nas vendas, alta de 27% sobre abril e no mesmo patamar de 2021, com 187,1 mil (22) x 188,7 mil (21). No acumulado, ainda está um pouco atrás: até maio de 2021, as vendas somavam 892 mil enquanto este ano chegaram a 740 mil.

“Chama a atenção a consistência do crescimento de mercado, um degrau a cada mês desde o início do ano, para vendas e produção. Exportações já largaram o ano em alta, e se mantêm assim. Como a tendência histórica do nosso setor é de um segundo semestre mais robusto que o primeiro, estamos muito otimistas quanto à manutenção desse bom ritmo de recuperação”, afirmou o presidente da Anfavea.

Marcio Leite ainda observou, entre tantos desafios, que é difícil medir se há queda na demanda, ainda que os estoques continuem baixos. “Sentimos uma mudança na demanda. E vamos ver como a alta dos juros se reflete nos próximos meses.”


Importados também aceleram

A Abeifa, entidade que representa importadores de veículos, registrou um crescimento de 8,7% em maio, com o emplacamento de 1.630 unidades vendidas sobre abril.

No acumulado do ano, a Volvo lidera com 2.207 unidades licenciadas, embora o seu best seller, o XC60, não seja o mais vendido. Foram 917 unidades do SUV sueco, que perde em volume para o Bongo (935 vendidos), da Kia, importadora vice-líder com 1.902 vendas. A Porsche foi a terceira com mais emplacamentos (1.246 unidades), liderada pelo Macan (470 vendidos de janeiro a maio).

Kia Bongo: comercialfoi um dos importados mais vendidos

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