Bons motivos não faltam para ter um carro elétrico na garagem: eles têm ótimo torque, poluem menos, não emitem barulho, pedem menos manutenção e passam longe dos postos de combustível.
Este ano, o crescimento dos eletrificados (híbridos, híbridos plug-in e elétricos) no Brasil mantém a tendência de alta. Até maio, já havia superado em quase 58% as vendas em relação a 2021.
É só acompanhar os lançamentos: quase todas as semanas são anunciadas novidades nesse segmento.
Medo de ficar sem bateria – Mas há um temor que permeia quem tem e quem não tem um carro elétrico: onde recarregar e quanto tempo vou ter de esperar?
Hoje já sabemos que há carros que passam dos 500 km em autonomia e se tornam bons companheiros de viagem, desde que você tenha onde recarregá-lo em seu destino. Mas ainda são carros caríssimos, para poucos.
Supondo que está tudo dando certo, ainda assim o dono do carro vai ser “obrigado” a fazer uma parada mais longa enquanto recarrega seu elétrico durante uma viagem de fim de semana. Ou seja, mesmo em um carregador rápido, leva-se de 30 a 50 minutos para seguir com tranquilidade pela estrada.
Recarga em 5 minutos – Um Hyundai elétrico pode estar mudando esse paradigma. O Ioniq 5 conquistou recentemente uma premiação de Carro Mundial do Ano, como o melhor por um juri de 102 jornalistas de 33 países.
O Ioniq 5 é um senhor elétrico. Vendido na Europa, América do Norte, Coreia do Sul e Japão, o SUV pode vir equipado com motores que geram de 170 a 305 cv e baterias de diferentes capacidades.
Quando foi lançado, a Hyundai dizia que bastavam 18 minutos para recarregá-lo, o que já era muito bom. Mas por apenas 5 minutos, ou seja, menos tempo de ir ali e tomar um café, o Ioniq 5 acumula carga suficiente para levar seu feliz dono por mais 220 km. O segredo é suportar um carregador rápido de 350 kW de potência.
Marcas premium não ficam tão atrás, mas custam bem mais. Um Porsche Taycan leva perto de 5 minutos para dar carga e fazê-lo percorrer 100 km. Um Tesla Model 3 vai mais longe: alcança 275 km depois de ser carregado por 15 minutos.
Ford desenvolve cabo ultra-rápido com universidade – A Ford e a Purdue University, no estado de Indiana, nos EUA, fizeram testes no final do ano passado com um novo cabo que permite recarregar carros elétricos em cerca de 5 minutos.
Um dos principais desafios que dificultam a velocidade de carregamento é o superaquecimento. Quanto mais rápido a corrente flui através de um sistema de carregamento, mais quente tudo fica, desde a bateria até o cabo.
Graças a uma solução de resfriamento dos componentes, o sistema aceita correntes mais altas e carregamento mais rápido, evitando o superaquecimento. Os pesquisadores desenvolveram um cabo que usa resfriamento líquido e vapor para receber uma corrente de mais de 2.400 amperes, quase 5 vezes a dos carregadores de veículos elétricos mais avançados: os superchargers da Tesla fornecem até 520 amperes.
Para isso, é preciso ter estações de carregamento que possam fornecer mais energia e carros que possam aceitá-lo.
Mas voltando ao Hyundai, o Ioniq 5 é um carro que já traz essa realidade, por um custo mais acessível, um pouco a mais do que o Tesla Model 3: nos EUA sai a partir de US$ 40 mil. Já o Porsche Taycan parte de US$ 83 mil.