A Fiat amplia sua gama de veículos comerciais com o lançamento do novo Scudo, modelo intermediário entre Fiorino e Ducato, com opções de motor turbodiesel ou elétrico.

A semelhança com os “primos” Peugeot Expert e Citroën Jumpy não é mera coincidência. O Scudo é fabricado junto com os outros dois furgões no Uruguai, com poucas diferenças no design. As três marcas fazem parte do grupo Stellantis e a Fiat quer aproveitar a capilaridade de sua rede para expandir os negócios.

O Scudo é equipado com o mesmo motor turbodiesel do Expert e Jumpy: 1.5 de 120 cv acoplado à transmissão manual de seis marchas. De acordo com a Fiat, o furgão faz 12,4 km/l na cidade, uma boa média. Conforme a utilização, pode chegar a 800 km de autonomia.

Para o transporte, o Scudo oferece 6.100 litros de volume útil, carrega até 1.500 kg de carga e pode ser dirigido por motoristas com habilitação de categoria B.

A versão elétrica tem o sugestivo nome de e-Scudo e é importada da França. Seu motor rende 136 cv e o alcance pode chegar a 330 km. Na cidade, faz média de 240 km. Com baterias de 75 kWh, a recarga rápida pode ser feita em menos de 50 minutos. A capacidade de carga, contudo, cai para 1.000 kg.

Versões e manutenção

Nas versões turbodiesel, o Scudo custa R$ 187.490 (Cargo) e R$ 192.490 (Multi), que se diferencia pela área envidraçada nas laterais e traseira. Os planos de revisões, garante a montadora, são os mais acessíveis do segmento, com as três primeiras custando 15% a menos em relação à concorrência. Já o e-Scudo sai a R$ 329.990.

Em outubro, a Fiat informa que as concessionárias poderão oferecer a configuração Multi transformada para passageiros (não de fábrica, mas por meio de parceiros) em opções 7+1 (com espaço de bagagem de 850 litros) e 10+1. Os preços não foram definidos.

Tanto Scudo, quanto Expert e Jumpy miram clientes que usam esse tipo de veículo para o last mile, a última fase de entrega de produtos. A Fiat estima que o delivery deve crescer mais 10% este ano, depois de dar um salto de 74% no auge da pandemia (2020) e 27% em 2021.

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