Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal Via Digital Motors no YouTube.

Todo mundo, em suas profissões, tem uma ou mais situações de plena satisfação. Para o jornalista automotivo, por exemplo, testar um novo carro é uma delas.

Mas antes daquele lançamento chegar ao mercado muita coisa acontece.

Primeiramente a fábrica anuncia investimentos. Nem sempre informa para qual modelo aquele montante será destinado.

Depois, em doses homeopáticas de uma estratégia midiática, o tipo de veículo é anunciado (às vezes até propositadamente vazado), fala-se um pouco do motor e outras informações que a fabricante decida ser importante.

Quando os carros estão em testes, surgem os flagras. Quem mora ou transita próximo de regiões de fábricas já se acostumou a ver veículos envoltos em adesivos com figuras geométricas, recurso utilizado para não “denunciar” formas ou outros detalhes da carroceria ou conjunto ótico.

São os chamados “carros de segredo”.

Este é o ponto onde gostaria de chegar. Qualquer jornalista automotivo mais atento sonha com esse acontecimento. Ver um carro camuflado é um momento único.

De furo de reportagem, de sorte. Raríssimas vezes a fabricante antecipa ou confirma alguma informação.

Hoje, com as boas câmeras de celulares, é comum leitores e apaixonados por carros flagrarem segredos e compartilharem com publicações especializadas. Agradecemos todo e qualquer esforço nesse sentido!

Flagrei um novo VW

Semana passada, em uma rodovia paulista, flagrei esse momento.

Ia de passageira num veículo quando me chamou a atenção ver um Volkswagen Nivus de placa verde nos ultrapassar (placa verde indica carro de teste de fabricante).

Na sequência vinha outro Volks, um T-Cross, também de placa verde. Pedi para o motorista tentar se aproximar deles, para verificar se havia algo diferente, mas ao olhar para trás notei que o alvo seria outro.

Eis que surge um sedã com adesivos cobrindo partes da carroceria, vindo atrás dos SUVs.

Primeira charada desvendada: é um Volks. Enquanto meu motorista deu passagem ao camuflado, abri o vidro para fotografá-lo.

Para minha surpresa, o motorista do ‘Volks disfarçado’ chegou a emparelhar os carros para que eu pudesse registrá-lo. Em segundos ele acelerou fundo e lá se foi ele, sumindo pela estrada.

O carro em questão é um sedã, de porte médio. Para quem acompanha o setor, sabe que o Virtus recebe em breve um facelift.

Versões europeia e indiana podem dar pistas de como ficará o carro, embora sua identidade mesmo só seja revelada às vésperas do lançamento.

Os adesivos escondem as partes onde o carro vai mudar: ao lado, o Virtus hoje

Quando a marca se rende

Semana passada viralizou um flagra do novo Hyundai HB20 com fotos da frente e traseira renovados do hatchback. Foi tão divulgado, que a marca decidiu antecipar fotos “oficiais” no dia seguinte e dar um basta nas especulações.

Nós, jornalistas, somos genuinamente curiosos e quando vemos algo “diferente” é pauta certeira.

O site Motor1, por exemplo, divulgou há alguns meses flagras de modelos norte-americanos rodando na região de Camaçari (BA). Seriam carros com futuras vendas no Brasil?

Recentemente, executivos da Ford revelaram que uma equipe de engenheiros brasileiros sediada nessa região ajuda a matriz no desenvolvimento de veículos Lincoln elétricos e no aprimoramento de sistemas de navegação de carros da Ford que não serão vendidos aqui..

Ou seja, nem sempre o que circula em nossas estradas são modelos direcionados ao nosso mercado. Mais uma charada desvendada.

Até que na próxima curva surja um veículo todo zebrado, para a nossa alegria.

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