Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal Via Digital Motors no YouTube.

O segundo semestre, por tradição, é o período em que as montadoras anunciam novidades de suas linhas do ano seguinte e também preparam a maior parte de seus lançamentos.

É também na segunda metade do ano que as vendas costumam deslanchar, principalmente no fim do ano.

Só neste período entre julho e dezembro de 2022, listamos mais de 30 lançamentos. E desses, vamos indicar os 5 que julgamos serem os mais relevantes em termos de produto e mercado.

Honda HR-V
O SUV retorna ao mercado após meio ano sem produção. Com redesenho inspirado na versão europeia, o HR-V cresceu um pouco, mas teve redução expressiva de espaço do porta-malas: foi de 437 litros, que já não era muito, para 354 litros. Outra novidade são os motores. O novo HR-V começa a ser vendido este mês com o motor flex 1.5 aspirado de 126 cv de potência. São duas versões: EX, a R$ 142.500, e EXL por R$ 149.900. Em outubro chegam as versões a Advance (R$ 176.800) e Touring (R$ 184.500), essas equipadas com o 1.5 turboflex de 177 cv. As quatro versões trazem o câmbio CVT. No visual, a grade diferencia as versões aspiradas (com filetes horizontais) das turbinadas (grade no formato colmeia). Principais rivais: Toyota Corolla Cross, Volkswagen T-Cross e Jeep Compass.


Fiat Fastback
O novo SUV da Fiat, que é esperado para outubro, mas pode atrasar, vai fazer barulho. Primeiramente, porque seu design vai agradar. Em suas primeiras imagens divulgadas, o novo carro exibe a silhueta SUV-cupê, superfícies musculosas, com a traseira bem inclinada e elegante. O teto pintado de preto e a grade do tipo colmeia tridimensional também estão alinhados ao que os consumidores mais admiram. A Fiat não deu mais detalhes, mas a expectativa é que o Fastback venha equipado com versões turbo: 1.0 de até 130 cv e 1.3 de até 185 cv. Se o formato indicava que poderia ser um concorrente do Nivus, agora é quase certo que o novo Fiat Fastback será páreo para Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e até o novo Honda HR-V e seu “primo” Jeep Compass (Jeep e Fiat fazem parte do mesmo grupo).


Citroën C3
O compacto é outro sumido do mercado e pode até não ser oficial, mas parece estar bem atrasado. O lado bom disso é que poderá vir melhor do que esperamos. O novo C3 será um hatch pequeno, mas altinho e prometendo muito espaço interno. Já está em produção, então em breve será lançado. Deve vir com o mesmo motor 1.0 que passou a equipar o primo Peugeot 208 (de 3 cilindros com 75 cv) e outro mais potente, que poderia ser o mesmo 1.6 120 cv do 208. Vai brigar com o novo Hyundai HB20, Chevrolet Onix e terá de se diferenciar do 208 e Argo para não dar briga em família.

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Hyundai HB20S
A coreana fez a lição de casa com a nova geração do HB20. Conheci de perto o hatch e testei vários sistemas de segurança. O design e o acabamento agradam e o motor que testei, o 1.0 turbo de até 120 cv é um rojãozinho. O sedã chega em outubro certamente com tudo o que vimos no hatch em termos de conteúdos de conforto, conectividade e segurança (apesar de os melhores itens estarem na versão top). Agora é esperar pelos preços, o que vai definir seu posicionamento, e volume de porta-malas, que deve ficar na mesma faixa do anterior, por volta de 450 litros. Esse segmento está bem concorrido. Vai ter de encarar o novo Fiat Cronos e VW Virtus (deve mudar ainda este ano), além do consagrado Chevrolet Onix Plus.


BMW Série 3
Outra estreia made in Brazil será do catarinense BMW Série 3, também por volta de outubro. A atualização segue a mesma feita no modelo europeu há poucos meses, com redesenho de grade, entradas de ar, faróis, lanternas e para-choques. Sob o capô, as apostas são dos motores 2.0 de 184 cv e o 3.0 turbo de 387 cv, ambos associados à caixa automática de 8 marchas, além de opções híbridas importadas. O interior está muito moderno, com destaque às duas telas curvas que tomam conta do painel: a de instrumentos com 14,9” e a de multimídia com 12,3”, para ser conectada ao novo sistema operacional BMW Operating System 8, que conta com a internet nativa com conexão 5G. A renovação do Série 3 vai manter a distância que este BMW feito no Brasil tem em relação aos concorrentes: com mais de 60% de participação de mercado, deixa o Mercedes-Benz Classe C e Audi A4 em pleno asfato, comendo poeira.

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