Se uma das características mais importantes da cultura japonesa é a paciência, a Honda praticou essa virtude nos últimos meses.

Por isso, peço sua paciência para refletir um pouco sobre os passos mais recentes da Honda antes de saber mais sobre o lançamento do novo HR-V.

Últimos 12 meses de muitas despedidas

Numa descendente participação de mercado, a marca parou para meditar e repensar em sua estratégia no Brasil. Primeiramente tirou o Fit de linha. Seus executivos não aprofundam muito os motivos, mas pelo que vimos lá fora, a nova geração do monovolume provavelmente não emplacaria aqui.

A Honda tratou de apresentar a nova linha City no final de 2021, colocando à venda o sedã no lugar da geração anterior, já bem cansada, e deixando o inédito hatch, com a missão de substituir o Fit para início de 2022.

Na virada do ano, sumiram também o Civic, que passará a vir importado e híbrido até o fim deste ano, o WR-V e o HR-V. Também deram um tempo o CR-V e o Accord, que a Honda diz ser temporário.

A primeira aposta parece estar dando certo: se no primeiro semestre de 2021, o sedã City tinha parcos 6% de market share, em 2022 a participação saltou para 22%!

Ainda assim, dava pena passar numa concessionária e ver aquele showroom tão grande exibindo apenas os City – hatch e sedã.

Já o City de dois volumes, lançado em março, até que tem expressivas vendas. Hoje, emplaca três vezes mais do que o finado Fit.

Honda City Hatch e City sedã: carros bem acertados garantem boas vendas

Novo momento com o HR-V

Agora, as coisas parecem que começam a voltar aos eixos com a chegada do novo HR-V, lançado esta semana.  

O SUV, produzido em Itirapina (SP), foi redesenhado e ganhou novos motores, além de ter os conteúdos atualizados.

A grade com filetes horizontais diferencia as versões aspiradas das turbo (que têm grade em forma de colmeia).

Parece maior, mas os centímetros que cresceu vêm de elementos do design. Por dentro, o espaço é o mesmo, a não ser o do porta-malas, que perdeu 83 litros e passa a oferecer 354 litros, uma decepção.

Novo Honda HR-V EXL, com motor 1.5 aspirado

Motores

Se o bagageiro não for prioridade, vamos aos novos motores. Agora, em agosto, chegam às lojas as versões equipadas com o motor aspirado 1.5 flex de 126 cv (o mesmo do City), com ajustes para otimizar aceleração no SUV. O câmbio é CVT. A escolha ao trocar o antigo 1.8 de 140 cv tem mais a ver com atender às novas leis de emissões e melhorar sua eficiência do que priorizar desempenho.

Com gasolina, na cidade, faz 12,7 km/l. Na estrada, 13,9 km/l.

Novo HR-V EXL

Para quem quiser pisar mais fundo, haverá as versões turbo. Em outubro, as lojas recebem duas configurações com motor turboflex 1.5 de 177 cv, também com câmbio CVT. O consumo deste já sobe um pouco: 11,3 e 12,6 km/l (com gasolina, cidade/estrada), mas ainda assim parece ser divertido de acelerar.

Versão Touring, com motor 1.5 turboflex

Versões, preços e conteúdos

Antes de detalhar cada versão, é importante sublinhar que a Honda equipa todas as versões com o pacote Sensing de segurança, um diferencial e tanto.  

O novo Honda HR-V tem boas credenciais para voltar a fazer sucesso e protagonizar novamente entre os SUVs mais vendidos do Brasil.

HR-V EX (R$ 142.500) – Faróis Full LED, botão de partida (Start/stop Engine), rodas de alumínio aro 17”, ar-condicionado automático com dupla saída na traseira, duas portas USB para os passageiros do banco traseiro, central multimídia 8” touchscreen com Android Auto e Apple Car Play sem fio, painel digital TFT de alta resolução de 4,2”, Magic Seat, seis airbags, HDC (controle de descida em rampa), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), câmera de ré, EPB (freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold) e alerta de pressão dos pneus (TPMS).

HR-V EXL (R$ 149.900) – Todos os equipamentos da anteriores e mais: bancos revestidos em couro, Smart Entry (destravamento por aproximação da chave), espelho retrovisor eletrocrômico, faróis de neblina em LED, volante revestido em couro com paddle shifts, apoio de braço central no banco traseiro, rodas de alumínio aro 17” (exclusiva das versões EXL Honda e Advance), tweeters dianteiros (2) e sensores de estacionamento traseiros.

Interior da versão EXL

HR-V Advance (R$ 176.800) – Todos os equipamentos da anteriores e mais: myHonda Connect, carregador de celular por indução, painel digital TFT de alta resolução de 7”, ar-condicionado automático dual zone, para-choques esportivos, ponteira dupla de escapamento, rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores, função Tilt-Down no retrovisor direito, sensores de estacionamento dianteiros e sensor de chuva.

HR-V Touring (R$ 184.500) – Todos os equipamentos da anteriores e mais: banco do motorista com acionamento elétrico, partida remota do motor, rodas de alumínio aro 17” com design exclusivo, abertura automática do porta-malas por sensor de movimento com função de fechamento (Walk Away Close), molduras externas black piano, lanternas escurecidas e tweeters traseiros (2).

Interior da versão Touring

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