Não me canso de falar o quanto importante é a tecnologia quando ela preserva vidas. É para isso que nós engenheiros estudamos: projetar e desenvolver com segurança novos recursos e produtos, que possam ter viabilidade econômica e confiabilidade.


Na edição 2022 da Feira Latinoamericana do Transporte (Lat.Bus), que acontece de forma presencial em São Paulo até amanhã, 11 de agosto, acompanhei as principais novidades que revelam como a tecnologia e conectividade estão invadindo de forma positiva o transporte de passageiros através dos ônibus.
Por acompanhar mais de perto os automóveis, fico feliz quando me deparo com muitas das tecnologias automotivas chegando no segmento dos ônibus.


A Mercedes-Benz, por exemplo, reconhecida por sua constante evolução nos autos, transfere muitos desses recursos para os chassis rodoviários, como é o caso da linha O 500 que ampliou o pacote de tecnologias avançadas, entre elas:


• Nova geração do sistema de frenagem de emergência que detecta objetos e pedestres em movimento.
• Sistema auxiliar de freio Intarder – Retarder de última geração.
• Controle inteligente de farol alto.
• Freio de estacionamento com comando eletrônico.
• Assistente de ponto cego na lateral do veículo.
• Sinalização de parada de emergência.
• Sistema de freio de porta aberta, que somente libera os freios com a porta de entrada fechada.

É muito bom o avanço tecnológico que acostumamos conhecer nos automóveis chegar ao transporte público cada vez mais rapidamente.


A Scania segue o mesmo caminho. Desde 2012 a marca oferece o ADAS (Advanced Driver Assistance Systems ou sistema de auxílio ao motorista), parte do pacote de segurança opcional da fabricante que oferece uma assistência ao motorista para melhorar a condução e prevenir acidentes de trânsito.

Nos novos ônibus Scania da Série K, dois sistemas foram adicionados ao ADAS 2.0. São sensores laterais e ambos provocam alertas de ponto cego e de pedestres, com o objetivo de diminuir a falta de visibilidade nas laterais dos ônibus.


O ADAS permanece utilizando câmera e um radar instalados no para-brisa e no para-choque, respectivamente. Os três atuais dispositivos vão continuar na Nova Geração.


O AEB (frenagem de emergência avançada) funciona por meio do radar e da câmera e vai medindo a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista, para intervir e evitar acidentes.


O segundo componente é o LDW (aviso de saída de faixa), que monitora as faixas de rolagem da pista e avisa o motorista quando o ônibus sai de forma involuntária e invade o espaço ao lado.


O terceiro e último item é o ACC (controle de cruzeiro adaptativo). Ele auxilia o condutor a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente por meio do radar localizado no para-choque dianteiro.


Outra tecnologia de muito sucesso é o Actcruise, a evolução do controle de cruzeiro Ecocruise, que foi introduzido na linha 2018/2019 e já é item de série.


O Actcruise atua por meio de posicionamento via GPS e um mapa topográfico integrado ao módulo de conectividade para gravar rotas e aproveitar aclives e declives de maneira mais eficiente.


Ele prevê a rota 3 km à frente, efetuando cálculos constantes. Ao se aproximar de declives pode diminuir a velocidade selecionada em até 8% (modo padrão) ou 12% (modo ECO). Uma economia no consumo de combustível em média de até 3%, de acordo com a rota e peso do veículo.


Já o sistema anticapotamento para ônibus rodoviários esvazia as bolsas de ar do veículo para diminuir o centro de gravidade em inclinações acima de 23°, e garante maior segurança e estabilidade do produto.


A Volvo Caminhões, reconhecida pelo foco na segurança continua mostrando novidades, entre elas o sistema de Zonas de Segurança, via GPS, que funciona por meio do mapeamento de áreas mais propensas a acidentes, como regiões perto de terminais, escolas e hospitais, por exemplo. Mesmo quando o motorista acelera, o veículo nunca ultrapassa a velocidade máxima programada para o trajeto.

As consagradas tecnologias Volvo, como o Sistema de Segurança Ativa (SSA), Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) e freios à disco com sistema de controle eletrônico EBS de 5ª geração, continuam presentes na nova linha.

Nessa geração de chassis estão presentes todos os avanços recentes em segurança, como o “Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência”, “Aviso de Mudança de Faixa”, “Sinal de Alerta no Para-brisa”, “Piloto Automático Adaptativo” e o “Assento Vibratório”.

É da marca também o ônibus mais potente do Brasil, o B510R. O novo modelo chega em 2023 e faz parte de uma linha de chassis recém apresentada na Europa. Os novos motores de 13 litros com emissões nível Euro 6, a nova geração da transmissão I-Shift e os diversos outros avanços reduzem o consumo de combustível em até 9%.

A maior comunalidade entre caminhões e ônibus contribui para a introdução de novas tecnologias mais rapidamente, ao mesmo tempo em que agiliza o fornecimento de componentes no pós-venda ao cliente. Um caminho sem volta, bom para quem desenvolve e produz, melhor para quem compra.

Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *