Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal Via Digital Motors no YouTube.

Os mais novos não vão se lembrar ou nem saber, mas o Sentra já carregou o fardo de ser um “carro de tiozão”, graças a uma malfadada propaganda na TV que vinculava o sedã a um público, digamos, senior.

Nos idos de 2007, o Nissan Sentra buscava um lugar ao sol enquanto o mercado de sedãs, dominado por Honda Civic (28% de participação) e Toyota Corolla (20%), ainda tinha Chevrolet Vectra (18%), Ford Fusion (7%), Renault Megane (6%) e Ford Focus Sedan (4%), entre os mais vendidos.

Desde seu lançamento, em 2007, o Sentra nunca embalou em um segmento que começava a ser atacado pelos SUVs, mas crescia e também recebia diversos concorrentes: Kia Cerato, Renault Fluence, Volkswagen Jetta, Fiat Linea, Chevrolet Cruze e Caoa Chery Arrizo 6.

No melhor ano do sedã da Nissan, 2014, ele teve pouco mais de 14 mil unidades vendidas, quando atingiu 6% de mercado, sempre atrás de Corolla e Civic, que emplacaram 63 mil e 52 mil unidades, respectivamente.

Sentra, o retorno

Com vendas sempre inexpressivas, o Sentra deixou o Brasil em 2021. Agora, a Nissan anuncia seu retorno, no primeiro semestre de 2023, sob um novo cenário.

Primeiramente o carro está mais bonito, moderno e esportivo. Segundo, o mercado de sedãs pode ter murchado com a predominância dos SUVs, mas um dos principais protagonistas, o Civic, saiu de cena e só volta em versão importada híbrida e bem mais cara, no final deste ano.

Assim, o novo Sentra terá à sua sombra o soberano Corolla, que está em vias de ser reestilizado, seguido por Cruze e Jetta, basicamente. A nova geração do Civic, por sua vez, não deverá ter os mesmos volumes do tempo em que foi nacional.

Um de seus desafios será sobreviver em um momento em que os utilitários esportivos vendem 10 vezes mais: de janeiro a julho foram emplacados 35 mil sedãs médios versus 371 mil SUVs.

Como será o novo Sentra

Com nova plataforma, carroceria um pouco maior, design esportivo e avanços técnicos, o novo Sentra continuará vindo importado do México, equipado com motor de 2 litros de 147 cv e transmissão CVT.

Uma unidade do sedã esteve exposta no Espaço Villa Lobos, onde a montadora realizou o evento Nissan Innovation Week, em São Paulo. Na cor laranja com teto e capas dos retrovisores pintados de preto e rodas de 18 polegadas, o novo Sentra tem frente agressiva, faróis afilados e grade cromada em V. Atrás, a caída fastback reforça sua esportividade.

Um dos equipamentos do novo sedã, que deverá vir recheado de itens de conectividade e segurança, é a câmera de visão 360, que já equipa outros modelos da marca: o sistema conta com quatro câmeras externas instaladas na frente, na traseira e nos retrovisores e reproduzem uma visão periférica de 360 graus.

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