Tarcisio Dias*
De 07 a 11 de novembro acontece a 23ª edição da FENATRAN, maior feira de transporte rodoviário de cargas e logística na América Latina, no São Paulo Expo, na cidade de São Paulo. Para conhecer os detalhes das novidades que a feira prepara, tive a oportunidade de conversa com Ana Paulo Pinto, gerente da FENATRAN.
“A tradição e a força da Fenatran de reunir empresas que tem novidades para vender com um público especializado que deseja comprar deverá fazer com que a edição deste ano seja a maior de sua história. Acreditamos que vamos receber mais de 65 mil visitantes no evento”, estima Ana Paula Pinto, gerente da Fenatran.
Gabriel Fernandes, Diretor de Vendas da DAF, destacou que a empresa está preparando uma experiência única para os visitantes. “A Fenatran será o momento de mostrarmos aos clientes nossos lançamentos, produtos e serviços e o que estamos fazendo nesses 9 anos no Brasil. A expectativa é de um volume significativo de vendas, de acordo com a nossa capacidade de entrega dos produtos, e alinhada ao nosso planejamento de crescimento constante no Brasil”, comentou o executivo.
“Nossa participação na Fenatran 2022 será histórica. Teremos um estande especial na feira, além de apresentarmos o portfólio completo Euro VI, soluções em combustíveis alternativos para o transporte de cargas e sistemas de conectividade no suporte ao cliente por meio da nossa Rede de atendimento. Nosso foco total é o cliente e é para ele que estamos nos preparando para a Fenatran”, comentou Wagner Tillmann, gerente comercial da Iveco
“A Fenatran será uma feira democrática para conversar tanto com os grandes frotistas como com os pequenos transportadores”, segundo Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto & Estratégia Caminhões da Mercedes-Benz. O executivo acredita que volumes consistentes de vendas poderão ser realizados e que a marca vai destacar a importância da adoção do Euro 6 e seu impacto para o meio ambiente.
A Scania tem também boas expectativas de negociações durante a Fenatran, onde ela marcará os encerramentos das comemorações dos 65 anos da empresa no Brasil. De acordo com Márcio Furlan, diretor de Marketing, Comunicação e Experiência do cliente, a marca vai apresentar o seu novo portfólio completo de produtos Euro 6, desde os semipesados, passando pelos pesados e fora de estrada, com destaque para a sustentabilidade e as soluções de serviços para o transporte.
“Combustíveis alternativos e a eletrificação são alguns dos meios principais para a redução das emissões e não únicos, sendo a conectividade e a eficiência energética também pontos essenciais nesta jornada”, destacou ele, lembrando que a empresa já conta com 600 veículos a gás vendidos no Brasil. A abordagem da Scania estará relacionada aos pilares da eficiência energética, transporte inteligente e seguro e combustíveis alternativos e eletrificação. Além da conectividade que torna a gestão do cliente mais completa, com frotas eficientes e reduzindo custos e emissões de poluentes.
A Volvo apresentará na Fenatran todo o portfólio de produtos e serviços da marca e destacará suas soluções voltadas à sustentabilidade, para incrementar os negócios da marca. Segundo Clovis Lopes, Gerente Comercial da empresa, a empresa vai mostrar para os clientes de todo o País uma série de inovações que ajudarão os transportadores a contar com maior disponibilidade de seus caminhões e com menor consumo de combustível.
De acordo com Lopes, a Volvo tem puxado esse contexto no mundo inteiro, valorizando as novas tendências em relação a eletrificação, ao hidrogênio e outras tecnologias que serão oferecidas aos clientes. “Já estamos nos adequando à Euro 6 e vem aí uma nova esteira de novos produtos para os nossos clientes”.
Para Sergio Pugliese, Diretor de Vendas de Caminhões da VWCO, a Fenatran marcará em novembro a retomada do principal evento de negócios do setor após o período da pandemia. “A feira acende uma chama que fica acesa por muitos meses rendendo novos negócios”, destacou o executivo.
A Volkswagen está reservando para o evento a apresentação de novos lançamentos e tecnologias. “A feira de maior expressão do setor, que movimenta toda a América Latina, será um show do transporte’, prevê o executivo.
Segundo Pugliese, a presença da marca na feira vai proporcionar uma experiência completa aos clientes, com um apelo forte em conectividade, serviços digitais, prestação de serviços, pós-vendas, valor de revenda e ESG, por exemplo.
“O número de marcas confirmadas neste ano é superior em 20% frente à última edição, de 2019, quando foi gerado um volume de negócios de R$ 8,5 bilhões. Com base nas novas tecnologias, no avanço da Euro 6 e no engajamento das empresas na retomada da feira e na sua enorme capacidade de alavancar vendas, acreditamos que a Fenatran em 2022 deverá gerar um volume total de negócios superior a R$ 9 bilhões”, estima Luiz Bellini, diretor de Portfolio da RX.
A feira ainda contará com um auditório de conteúdo, localizado na rua principal do pavilhão, com palestras diárias sobre temas relevantes para o setor, além do Fenatran Experience, o test-drive em que os visitantes terão a oportunidade de dirigir uma máquina do setor.
Fenatran 2022 – 7 a 11 de novembro
São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, Jabaquara (SP)
Como é voltada a profissionais do setor, não é possível comprar ingressos para a Fenatran. Assim, os interessados podem fazer inscrição no site da feira – fenatran.com.br.
*Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.