Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal Via Digital Motors no YouTube.

Os planos das montadoras nem sempre são claros em um mercado tão instável quanto o brasileiro. O máximo que boa parte faz é divulgar os investimentos, diluídos em um novo ciclo. Embora num futuro não tão distante, a Volkswagen divulgou que vai lançar 15 novos veículos até 2025, prioritariamente flex, híbridos e elétricos.

Dois já foram lançados: Jetta GLI e novo Polo. As pesquisas com biocombustíveis também ganham força com a inauguração do Centro de Pesquisa & Desenvolvimento. As novidades fazem parte de um pacote de investimentos de R$ 7 bilhões na região com a estratégia chamada de Acelera VW.

Entre os principais pilares estão a oferta de serviços digitais, hibridização, conectividade, biocombustíveis e motores flex e novos modelos de negócios, sempre com foco na tecnologia certa para o futuro, soluções para mercados globais e em melhorias na experiência do cliente.

A Volkswagen está procurando atrair novos grupos de clientes e criar fontes de faturamento adicionais. Também tornará a condução autônoma disponível para muitas pessoas antes do final da década.

Nossas apostas até 2025

Será que dá para adivinhar quais serão os outros 13 lançamentos, além de Jetta GLi e novo Polo, já apresentados, que virão nos próximos três anos – de 2023 a 2025? Aqui vamos tentar levantar alguns.

Um óbvio e já anunciado é o novo Polo Track, versão simplificada do hatch, que substituirá o Gol. O Virtus, sedã do Polo, também chega em breve (já foi flagrado pelo Via Digital rodando na estrada camuflado, foto no alto na página).

Outra aposta é o elétrico iD.4, que é um modelo que a Volks vem testando a opinião pública desde 2021 e deve ser uma opção de nicho para se fazer presente no segmento. O mesmo pode acontecer com a nova Kombi elétrica, a iD.Buzz, que a montadora tem apresentado em eventos e em está em teste de aprovação.

Quase certo também que o T-Cross passará por uma reestilização em 2023 e, na sequência, o Nivus. Outro SUV, o Tiguan renovado também é aguardado. A picape Amarok, produzida na Argentina, será outro lançamento. Ainda incerta, mas possível, é a picape média Tarok, para brigar com a nova Chevrolet Montana e a líder Fiat Toro.

Um SUV compacto, abaixo do Nivus, que também já foi prometido, surge até 2025. A próxima geração do Taos, outro argentino, deve vir híbrido, provavelmente para 2024. Façam suas apostas.

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