Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal Via Digital Motors no YouTube.

O Brasil tem uma das maiores frotas de carros blindados do mundo, segundo a Abrablin, entidade que representa o segmento: cerca de 300 mil veículos com proteção balística rodam pelas ruas do país.

Só no primeiro semestre de 2023 foram registrados 13.936 veículos blindados. O estado de São Paulo lidera o ranking, com 84% das blindagens. O Rio de Janeiro vem na sequência com 6%, depois Ceará (3,8%) e Pernambuco (2,2%).

A blindagem Nível III-A é o padrão do mercado (suporta disparos de projéteis de calibres 9 mm e .44). Esse é o nível máximo de proteção permitido pelo Exército Brasileiro a usuários civis.

A crescente demanda por veículos blindados tem levado a uma alta nos preços, provocada pela escassez de modelos novos e os custos de documentação.

Segundo dados da KBB, precificadora de veículos, um Porsche Macan GTS 2023 sem blindagem custa em média R$ 750 mil. Com a blindagem, o mesmo Macan sobe para R$ 900 mil, aumento de 20%. No caso de um usado, ano/modelo 2021, a diferença cai para 14%.

Essa diferença de preços entre modelos blindados e não blindados tende a reduzir com passar dos anos. O valor agregado da blindagem diminui, já que a proteção exige manutenção, o que eleva seus custos.

Após 5 anos de uso, a tendência é o carro blindado depreciar a ponto de ficar mais barato que o similar sem blindagem, dependendo do modelo. E essa desvalorização está diretamente relacionada ao maior custo de manutenção do veículo.

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